O estado do Acre foi contemplado com 18 vagas imediatas no segundo ciclo do programa Mais Médicos Especialistas, uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa ampliar o atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS). As oportunidades estão disponíveis para atuação em serviços hospitalares e ambulatórios especializados da rede pública em três municípios acreanos: Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Brasiléia.
Inscrições abertas até 19 de fevereiro
As inscrições para essas vagas já estão abertas e devem ser realizadas exclusivamente pela plataforma da UNA-SUS, com prazo final estabelecido para o dia 19 de fevereiro. O edital foi oficialmente lançado na última terça-feira, dia 3 de fevereiro, em Brasília, integrando o programa Agora Tem Especialistas, que tem como objetivo principal reduzir filas e ampliar o acesso a consultas, exames e procedimentos de média e alta complexidade em todo o país.
Contexto do programa no Acre e no Brasil
No Acre, o programa já conta com a atuação de cinco especialistas, que trabalham nas áreas de cirurgia ginecológica e oncológica, concentrando suas atividades na capital, Rio Branco. Em âmbito nacional, o Mais Médicos Especialistas prevê a distribuição de 900 vagas em 16 especialidades consideradas prioritárias, incluindo:
- Anestesiologia
- Cirurgia geral
- Radiologia
- Mastologia
- Ginecologia
- Oncologia clínica
O foco dessas vagas está direcionado para regiões com maior vulnerabilidade social e áreas de difícil acesso, buscando equilibrar a distribuição de profissionais de saúde especializados.
Metas e impacto do Mais Médicos Especialistas
Atualmente, o programa conta com 583 médicos especialistas em atuação em todo o Brasil. Com a abertura deste novo edital, o Ministério da Saúde tem a expectativa de alcançar um total de 1,5 mil profissionais integrando a iniciativa. A distribuição geográfica desses médicos mostra que a maior parte atua no interior do país, representando 48,7% do total, enquanto 34% estão em regiões metropolitanas.
Criado em 2025, o programa Mais Médicos Especialistas estabelece como uma de suas metas centrais diminuir o tempo de espera da população por atendimentos especializados. Além do reforço assistencial direto, a iniciativa combina elementos de formação em serviço e provimento de profissionais, especialmente em áreas onde a demanda por cuidados de saúde é mais crítica e urgente.
Essa expansão no Acre representa um passo significativo para fortalecer a rede pública de saúde no estado, oferecendo mais opções de atendimento qualificado para a população local e contribuindo para a redução das desigualdades no acesso a serviços médicos especializados.