Santos 500+ discute envelhecimento e futuro urbano
Primeiro encontro do projeto Santos 500+ aborda transformações demográficas e impactos no planejamento urbano, com especialistas e dados da Fundação Seade.
Primeiro encontro do projeto Santos 500+ aborda transformações demográficas e impactos no planejamento urbano, com especialistas e dados da Fundação Seade.
Dados da Arpen-Brasil mostram os nomes mais registrados em 2025. Helena lidera geral, enquanto Ravi é o preferido entre os meninos. Veja a lista completa!
Pela primeira vez desde 1945, a França registrou mais óbitos do que nascimentos. Entenda as causas e os impactos dessa virada demográfica histórica para o país e a Europa.
Descubra a história por trás dos sobrenomes mais populares do planeta, como Li, Wang e Silva. Entenda suas origens e o que realmente significam. Explore sua herança!
Cresce na Espanha movimento de jovens 'neorrurais' que deixam grandes centros urbanos em busca de qualidade de vida e preços acessíveis de moradia. Conheça histórias e desafios.
Maria Cecília lidera ranking em Alagoas com 519 registros em 2025. Nomes femininos dominam a lista; João Miguel é o primeiro masculino a aparecer. Confira o top 10 completo!
Dados do Registro Civil revelam os nomes preferidos pelos pais em 2025 nas cidades de Bauru e Marília (SP). Helena, Cecília e Miguel lideram as listas, reforçando a tendência por nomes clássicos. Confira o ranking completo!
Governo chinês revoga isenção fiscal de 30 anos para preservativos e pílulas. Medida visa reverter queda na taxa de natalidade e envelhecimento acelerado da população. Entenda a nova estratégia.
A partir de 2026, contraceptivos terão imposto de 13% na China, enquanto serviços de creche serão isentos. Medida visa combater envelhecimento populacional, mas gera críticas. Entenda os detalhes.
Após décadas de restrições, a China vê sua população encolher. A queda na natalidade e o envelhecimento desafiam o crescimento econômico e o projeto de nação de Xi Jinping. Entenda os dados e as consequências.
Levantamento da Arpen-SP revela que Helena e Ravi foram os nomes mais escolhidos para bebês em Araraquara e São Carlos em 2025, acompanhando tendência nacional. Veja a lista completa!
Número de bebês deve ficar abaixo de 670 mil, pior que projeções mais pessimistas. Crise demográfica pressiona economia, previdência e mercado de trabalho. Leia a análise.
Com mais de 6,8 milhões de eleitores, Ceará se prepara para 2026. Mulhes são maioria e biometria atinge 95%. Confira os dados completos do TSE.
Explore as nações com maior diversidade linguística e como o multilinguismo enriquece culturas e conecta pessoas globalmente. Clique para conhecer!
Dados da Arpen revelam os nomes mais populares para recém-nascidos em São José dos Campos e Taubaté em 2025. Helena lidera entre as meninas nas duas cidades. Confira a lista completa!
Pesquisa Datafolha revela que 69% dos brasileiros projetam melhora pessoal em 2026. Otimismo é maior entre mulheres e nordestinos. Confira os detalhes!
Levantamento do Instituto Pereira Passos mostra queda de 12 mil nascimentos no Rio e revela marcantes contrastes demográficos e de renda entre as regiões da cidade. Confira os dados!
Censo 2022 mostra que 186 moradores do Acre se chamam Natal, Natalino, Natalina ou Natalício. Nomes homenageiam data do nascimento de Jesus Cristo. Confira os dados!
Pelo quinto ano, Helena é o nome mais registrado no Rio Grande do Sul. Miguel lidera entre os masculinos. Confira a lista completa dos preferidos dos gaúchos!
Arpen divulga ranking dos nomes mais populares para bebês em 2025. Helena lidera entre meninas e Ravi entre meninos. Veja a lista completa!
Com 6,3 mortes por mil habitantes, Plácido de Castro lidera ranking no estado. Dados do IBGE revelam cenário demográfico e tendência de envelhecimento populacional. Leia a análise completa.
Relatório da ONU revela que Jacarta, na Indonésia, é a cidade mais populosa do planeta, com 42 milhões de habitantes. Entenda os desafios e oportunidades da era das megacidades, que já são 33 no mundo. Leia a análise completa.
Dados do IBGE revelam concentração de renda na Paraíba: maioria vive com até um salário mínimo. Diferença salarial entre homens brancos e mulheres negras chega a 66%. Confira a análise completa.
Dados do Censo 2022 revelam perfil e infraestrutura precária nas comunidades da região. 63% dos moradores vivem em vias sem árvores. Confira os detalhes.
Dados do IBGE revelam perfil urbano de favelas no Amazonas: 1,4 milhão de pessoas, desafios de mobilidade e infraestrutura. Manaus concentra 86% dos domicílios informais do estado.
Dados do Censo 2022 expõem as condições de vias, iluminação e acessibilidade nas maiores favelas de MG. Belo Horizonte concentra 33,4% das comunidades. Veja os números.
Dados do IBGE revelam que 503 mil maranhenses residem em comunidades urbanas. São Luís concentra metade das áreas e lidera ranking de acessibilidade precária.
Dados do IBGE mostram perfil e desafios de 1 milhão de domicílios em comunidades paulistas. Falta de áreas verdes e infraestrutura básica marcam a realidade. Leia a análise completa.
Dados do IBGE mostram que 69,1% dos moradores de comunidades do DF residem em locais arborizados, mas há disparidade na infraestrutura urbana. Confira a análise completa.
Dados do Censo 2022 mostram que a falta de árvores, calçadas acessíveis e pavimentação adequada é muito maior nas maiores favelas do Brasil. Veja os números que evidenciam a desigualdade socioespacial.