O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor Cesar Carvalho dos Santos, fez declarações contundentes durante evento em Brasília nesta sexta-feira, 29 de novembro de 2025. Ele afirmou que a polícia fluminense não tem medo de "vagabundo" e que o papel das forças de segurança é tornar a vida dos criminosos "um inferno".
Operação que deixou 120 mortos
Durante o evento promovido pelo Instituto Todos Pelo Rio, Victor Santos defendeu a operação policial que resultou em 120 mortos no mês anterior. O secretário, que é delegado da Polícia Federal há mais de 20 anos, declarou que a ação serviu para demonstrar ao mundo a capacidade das forças de segurança do estado em combater o crime.
"A operação mostrou para a população e para o mundo o que nós, policiais, já sabemos: somos capazes de vencer o mal", afirmou Santos durante seu discurso. Ele complementou: "Vagabundo é tudo frouxo. Nessa selva, somos os leões".
Estratégia de combate ao crime
O secretário detalhou a abordagem que vem sendo implementada no estado: "Nosso papel é tornar a vida do criminoso um inferno. Aumentar o risco para eles. Ele tem que saber que, se sair da toca, vai ser pego. É assim que vai funcionar".
Victor Santos também aproveitou o evento para elogiar o governador Cláudio Castro (PL), agradecendo o apoio às operações nos complexos da Penha e do Alemão. "A gente sabe que uma operação tão sensível como aquela poderia acontecer um monte de coisa. Mesmo assim, ele apoiou", reconheceu o secretário.
Reconhecimento empresarial
O secretário foi homenageado por empresários do Instituto Todos Pelo Rio, entidade que representa mais de 30 categorias do setor produtivo do estado. O reconhecimento veio pelo trabalho de combate à criminalidade no Rio de Janeiro.
Além de Victor Santos, parlamentares fluminenses também receberam homenagens pelos esforços em prol da segurança pública. Entre os agraciados estavam:
- Deputado Eduardo Pazuello (PL)
- Deputado Júlio Lopes (PP)
- Senador Carlos Portinho (PL)
O secretário ainda destacou que as forças de segurança bateram recorde na apreensão de fuzis no estado, demonstrando os resultados concretos da estratégia adotada.