Roseana Sarney compartilha sua jornada no combate ao câncer de mama triplo negativo
A deputada federal e ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney, de 72 anos, concedeu sua primeira entrevista televisiva desde o diagnóstico de câncer de mama triplo negativo, um dos tipos mais agressivos da doença. Em conversa com a TV Mirante, realizada em sua residência, a parlamentar do MDB-MA falou abertamente sobre o processo de tratamento e o apoio emocional que tem recebido durante este período desafiador.
Preparação para cirurgia e detalhes do tratamento
Roseana Sarney revelou que está se preparando para uma cirurgia de retirada do tumor, programada para ocorrer até a primeira semana de fevereiro. "Estou me preparando para fazer a cirurgia que eu devo fazer no máximo até dia 5. Tenho exames e é quando eu vou ter mais detalhes", afirmou a deputada, demonstrando serenidade frente ao procedimento médico.
Esta é a segunda vez que a política enfrenta um câncer de mama, condição que representa aproximadamente 30% dos casos diagnosticados, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer. Há cerca de seis meses, quando recebeu o diagnóstico, Roseana decidiu compartilhar sua rotina de tratamento com mais de 300 mil seguidores nas redes sociais.
Apoio familiar e força emocional
Durante o tratamento em São Paulo, Roseana Sarney tem recebido o apoio constante de sua família, incluindo seu pai, o ex-presidente da República José Sarney, e sua mãe, Marly Sarney. O ex-presidente destacou a força da filha: "Tenho sempre confiança porque ela realmente é uma guerreira. Ela que às vezes, quando tem alguma coisa com ela, nos anima, nos fortifica, a sua certeza e segurança".
A deputada também falou sobre a importância do apoio recebido através das redes sociais: "As pessoas têm me dado força, e isso é muito bom para mim. Depois que você passa por tudo isso, você não tem mais inimigo, não tem mais adversário, não tem mais nada. Você tem o perdão total e a crença, que é a fé que está te movendo, a fé que está te levando a vencer todos os obstáculos".
Diagnóstico surpreendente e alerta às mulheres
Roseana Sarney contou que recebeu o diagnóstico de forma inesperada durante uma viagem a São Paulo para realizar um exame de colonoscopia. O resultado surpreendeu porque, apenas um ano antes, ela havia feito uma mamografia que não apresentou nenhum sinal da doença.
"Eu vim no começo de agosto para São Paulo para fazer uma colonoscopia. Quando cheguei, vi que teria que ficar internada no hospital, então liguei para a minha ginecologista e perguntei se ela precisava de algum exame. E olha que eu tinha feito exames um ano antes. Ela disse: 'você está aí, vamos pedir uma mamografia para ver'. Logo no primeiro exame, que foi a mamografia, já apareceu", relatou a deputada, acrescentando: "Isso fica como um alerta para as mulheres: eu tinha feito o exame um ano antes e não tinha dado absolutamente nada".
Histórico de saúde e afastamento político
Esta não é a primeira batalha de Roseana Sarney contra o câncer. Em 1998, durante campanha de reeleição ao governo do Maranhão, ela foi diagnosticada e passou por quatro cirurgias realizadas pelo médico Raul Cutait, incluindo:
- Retirada de um nódulo no pulmão
- Remoção de tumor na mama
- Histerectomia
- Extração de nódulos intestinais
Até 2016, a política já havia passado por 23 cirurgias para remoção de tumores benignos e malignos, sendo o primeiro diagnóstico aos 19 anos de idade.
Por conta do tratamento atual, que se tornou sua prioridade, Roseana Sarney precisou se afastar temporariamente das funções como deputada federal. Mesmo distante do Congresso Nacional, ela afirma acompanhar a política maranhense e mantém a expectativa de retomar suas atividades após a recuperação.
Perspectivas de futuro e mensagem de esperança
A deputada expressou seu desejo de retornar ao Maranhão e reencontrar sua família após a cura: "Tenho a expectativa de me curar, de estar boa e de participar. Porque a convivência com as pessoas faz bem, você ir para o seu estado, eu tenho saudade do meu estado, da minha família que está lá".
Roseana Sarney finalizou com uma mensagem de esperança: "Então quero mandar um grande abraço e dizer que vamos vencer. Não só sou eu não, vocês todos vão vencer junto comigo". A trajetória da primeira mulher eleita governadora de um estado brasileiro continua inspirando muitos brasileiros em sua luta contra a doença.