Construinova Litoral: 6 cidades da Baixada Santista debatem união por soluções
Construinova reúne 6 cidades da Baixada Santista

Evento promove integração entre municípios da Baixada Santista

O Construinova Litoral, realizado entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro em Mongaguá, marcou um importante passo para a integração regional na Baixada Santista. O evento reuniu o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), engenheiro Vinicius Marchese, com secretários municipais de seis das nove cidades da região.

Painel discute governança e soluções compartilhadas

No painel "Cidade Consciente: Governança, Tecnologia e Bem-estar como política pública", mediado pela curadora do Construinova Litoral e presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos da Baixada Santista, Andréa Neris, os gestores municipais tiveram a oportunidade de trocar experiências e identificar desafios comuns.

Estiveram presentes representantes de Bertioga, Cubatão, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande e São Vicente, que demonstraram entusiasmo com a iniciativa de trabalho conjunto.

Secretários defendem união permanente

O secretário de Obras de Itanhaém, Vinicius Camba de Almeida, destacou a importância do evento para compartilhar oportunidades e problemas entre os municípios. "Oportunidade que nós temos em dividir, compartilhar oportunidades e problemas com os municípios, problemas que são similares na busca também pela resolução desses problemas em conjunto", afirmou.

Carlos Cafema, secretário de Obras de Mongaguá, foi além ao defender que a união precisa ser permanente. "Esse debate em conjunto é um início. Eu sinto que nosso diálogo ainda é disperso e precisamos nos unir. Cidades unidas ganham mais força, para poder conseguir cobrar mais do governo estadual", explicou.

Fabricio Lopes, secretário de Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo de Cubatão, reforçou a necessidade de espaços de diálogo. "Precisamos nos unir, até porque as dores de uma Cidade podem ser as da outra e juntos, temos a possibilidade de conseguir mais progressos", disse.

Litoral Sul como região estratégica

Fabrício Menezes de Paula, secretário de Habitação de Praia Grande, comemorou a atenção dada ao Litoral Sul pelo evento. "Muitos falam que de Praia Grande pra cá, as cidades têm um potencial enorme. Eu acredito que todos os municípios aqui do Litoral Sul são importantes no desenvolvimento regional como um todo", afirmou.

O secretário defendeu a criação de uma agenda metropolitana para avançar na resolução das demandas da região. "Enquanto trabalhamos muito a questão de planejamento, precisa entrar numa área de atuação, de ação prática mesmo", completou.

Gabriel Birchetti, secretário de licenciamento de São Vicente, destacou a importância do diálogo entre todos os municípios. "A gente vive numa região metropolitana, tem algumas formas de comunicação, como o Condesb, mas sempre que a gente tem a oportunidade de debater sobre os nossos municípios, sobre a nossa região, e tratar de soluções para o munícipe, é sempre muito proveitoso", explicou.

Confea se coloca à disposição

O presidente do Confea, Vinicius Marchese, analisou positivamente o debate e destacou a importância dos profissionais qualificados para o desenvolvimento das cidades. "A gente precisa entender que cidades inteligentes são cidades que prestam bom serviço. Que tudo isso que a gente está falando está relacionado e conectado", afirmou.

Marchese enfatizou a necessidade de valorizar o material humano local. "Que a gestão pública, local e regional entenda isso como uma forma de valorizar esse material humano. Que por meio desses projetos de planejamento você vai conseguir trazer recursos para executar esses projetos", completou.

Compromisso com soluções técnicas

De acordo com Ana Paula Ribeiro de Lara, organizadora do Construinova Litoral, o balanço do painel foi extremamente positivo. "O ponto alto foi a conclusão de que os problemas das cidades da região são comuns. Portanto, as soluções também devem ser comuns e tomadas em conjunto", afirmou.

Ela destacou ainda o compromisso assumido pelo presidente do Confea. "O presidente do Confea colocou o Conselho à disposição, assumiu esse compromisso de trazer soluções técnicas para as cidades, assim que acionado. Então, a conexão que se criou diante desse painel foi uma conexão muito rica para a região", finalizou.

O evento representou um marco na busca por soluções integradas para os desafios comuns enfrentados pelos municípios da Baixada Santista, com perspectivas concretas de colaboração futura.