O Espaço Alter, na vila de Alter do Chão, em Santarém, no oeste do Pará, se transforma em um palco de arte, política e diversidade a partir desta quinta-feira, 18 de setembro de 2025. É quando tem início a edição deste ano do Festival Amazônia Queer, que segue com programação intensa e totalmente gratuita até o próximo sábado, dia 20.
Arte e música em destaque na programação
As noites do evento serão ocupadas por uma potente lineup musical que reforça a criatividade LGBTQIAPN+ produzida na região Norte. Entre os nomes confirmados estão atrações como Suraras do Tapajós, RAWI, AQNO, Raidol e As Karuana. O festival promove um intercâmbio cultural, reunindo artistas de pelo menos cinco cidades diferentes da Amazônia, fortalecendo as diversas cenas da região.
Além dos shows, a programação inclui uma feira criativa para empreendedores locais da comunidade LGBTQIAPN+ e um espaço dedicado à vibrante cultura BallRoom, comanda pela DJ Pedrita. Outra novidade é o Nova Pororoca Queer, um concurso criado especificamente para revelar e dar visibilidade a novos talentos LGBTQIAPN+ da Amazônia, que terão a chance de se apresentar na programação oficial.
Debates e reflexão política
Durante as tardes dos três dias de festival, as atenções se voltam para as rodas de conversa, que consolidam o Amazônia Queer como um espaço de articulação e reflexão. Os debates abordarão temas cruciais para a comunidade na região, incluindo:
- Trabalho e criação artística LGBTQIAPN+ na Amazônia.
- Participação política e ocupação de espaços de poder.
- Empregabilidade e economia criativa.
- Acessibilidade cultural e diversidade de corpos em festivais.
- Protagonismo indígena LGBTQIAPN+.
- Produção de conhecimento e ciência.
Para Gabriel Rego Licata, coordenador geral do evento, a realização presencial do festival é um ato político. "Realizar o festival presencialmente, neste momento, é afirmar que nossos corpos, narrativas e produções existem e precisam ser vistas", destaca Licata. "É sobre ocupar Alter do Chão com diversidade, arte e debate."
Realização e acesso
O Festival Amazônia Queer 2025 é uma realização do Selo Alter do Som, com seleção via Lei Rouanet Norte e patrocínio do Banco do Brasil. A entrada para todos os eventos é gratuita. A programação completa pode ser consultada no perfil oficial do festival no Instagram: @amzqueer.