Filme pernambucano 'O Agente Secreto' é indicado a quatro categorias do Oscar 2026
Filme pernambucano indicado a quatro categorias do Oscar 2026

O filme "O Agente Secreto", dirigido pelo cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, recebeu uma notável indicação a quatro categorias do Oscar 2026, anunciada nesta quinta-feira (22). A produção brasileira, que tem Wagner Moura no papel principal, está concorrendo aos prêmios de Melhor Filme Internacional, Melhor Ator, na recém-criada categoria de Melhor Direção de Elenco e, ainda, ao cobiçado prêmio principal de Melhor Filme.

Um longa ambientado no Recife de 1977

O enredo do filme se passa, em sua maior parte, na cidade do Recife no ano de 1977, apresentando desafios significativos para a equipe de produção. Entre os principais obstáculos enfrentados, destacam-se a escolha do elenco e a construção da atmosfera histórica da cidade, que exigiu um trabalho minucioso de recriação de décadas passadas.

O trabalho por trás das câmeras

Em entrevista ao g1, o diretor assistente e preparador de elenco, Leonardo Lacca, compartilhou detalhes sobre o processo de seleção dos atores. Ele ressaltou que o elenco é bastante diverso, incluindo desde profissionais experientes, como Wagner Moura – que já conquistou um Globo de Ouro por sua atuação no filme – até estreantes no cinema, como a atriz Tânia Maria, de 79 anos, que interpreta Dona Sebastiana.

Lacca revelou ainda que, ao longo das gravações, surgiram surpresas inesperadas. Dois personagens foram interpretados por pessoas que nunca haviam atuado antes: um segurança do set de filmagem e o zelador do prédio onde o próprio Leonardo Lacca reside. "Tem dois casos muito interessantes, de dois personagens. O cara que apresenta os forasteiros para o pistoleiro Vilmar (Kaiony Venâncio) era um segurança da produção. Eu achei a cara dele incrível, aí chamei para testar e a gente ficou ensaiando", contou o diretor assistente.

Desafios na preparação do elenco

Com aproximadamente 60 atores com falas, um dos grandes desafios foi preparar todos para as filmagens. "Foi um trabalho junto com a assistência de direção organizar essa quantidade de pessoas no elenco para a gente poder ensaiar com todos, encontrar com todos, deixar eles no ponto para chegar na filmagem bem", explicou Lacca. Seu papel, segundo ele, foi garantir que os atores estivessem seguros e confortáveis para desempenhar bem suas funções, além de mediar a relação do elenco com a direção e produção do filme.

Reconhecimento e celebração

Leonardo Lacca também enalteceu a postura de Wagner Moura nos bastidores, destacando sua experiência e disponibilidade para trabalhar com todos. "Wagner é um cara muito responsável por tudo isso que está acontecendo também. Porque a forma que ele lidou com todo mundo foi muito maravilhosa, porque ele é um ator superexperiente e disponível para estar com quem estiver", comentou.

A indicação ao Oscar 2026 foi acompanhada por membros da equipe do filme na casa de Kleber Mendonça Filho e da produtora executiva Emilie Lesclaux. Para Lacca, cada anúncio foi recebido com grande emoção. "Cada indicação era como um gol de uma final de Copa do Mundo. Foi incrível. Agora tem muito chão pela frente, as coisas mudam muito rápido e as pessoas vão fazer campanha, continuar participando de debates, de sessões, de eventos", afirmou.

Trajetória de premiações

A indicação ao Oscar integra uma série de reconhecimentos que o filme brasileiro vem acumulando. Até o momento, "O Agente Secreto" já conquistou 56 troféus em 36 premiações, incluindo o Globo de Ouro de Melhor Ator para Wagner Moura e o prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes. Essa trajetória de sucesso reforça o impacto da produção no cenário cinematográfico nacional e internacional.