Inmet alerta para chuvas intensas e baixa umidade na Bahia até quarta
Alerta de chuvas fortes e baixa umidade na Bahia

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu uma série de alertas para diferentes regiões do estado da Bahia. Os avisos, publicados na segunda-feira, dia 15, permanecem válidos até esta quarta-feira, 17, e abrangem fenômenos opostos: chuvas intensas no oeste, sudoeste e norte do estado e baixa umidade relativa do ar em municípios do norte baiano.

Alerta Laranja: Risco de tempestades e ventania

A situação mais crítica foi classificada como alerta laranja para chuvas intensas. Este aviso atinge 23 cidades do oeste baiano, incluindo importantes polos como Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. Segundo o Inmet, a previsão indica volumes de chuva que podem chegar a 100 milímetros por dia, acompanhados de rajadas de vento de até 100 km/h.

Diante dessa previsão, o órgão alerta para riscos significativos, como quedas de árvores, cortes de energia elétrica, descargas atmosféricas (raios) e alagamentos. A população das áreas afetadas deve redobrar a atenção.

As cidades sob alerta laranja são: Baianópolis, Barreiras, Canápolis, Carinhanha, Cocos, Coribe, Correntina, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Iuiú, Jaborandi, Jacaraci, Luís Eduardo Magalhães, Malhada, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, São Desidério, São Félix do Coribe, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho e Urandi.

Alerta Amarelo: Chuvas e ventos moderados em 73 municípios

Em um nível de perigo um pouco menor, o alerta amarelo para chuvas intensas abrange uma área muito mais extensa, totalizando 73 municípios das regiões oeste e sudoeste da Bahia. Cidades como Riacho de Santana e Xique-Xique estão na lista.

Para estas localidades, a expectativa é de acumulados de chuva de até 50 mm diários e ventos na casa dos 60 km/h. Os riscos associados, como alagamentos e queda de galhos, são considerados de baixo a moderado, mas ainda exigem cautela por parte dos moradores.

Alerta de Baixa Umidade no Norte do Estado

Enquanto parte do estado se prepara para volumes expressivos de chuva, outra região enfrenta o problema oposto. O Inmet também emitiu um alerta amarelo para baixa umidade do ar que atinge 31 cidades do norte baiano, incluindo centros importantes como Juazeiro e Paulo Afonso.

Nestas áreas, a umidade relativa do ar pode cair para patamares entre 20% e 30%, considerado estado de atenção. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o índice se mantenha acima de 60% para o conforto e saúde humana.

As autoridades de saúde orientam a população dessas localidades a adotar medidas preventivas, como beber bastante água, evitar atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes e secos do dia (principalmente entre 10h e 16h) e reduzir a exposição direta ao sol.

Os municípios sob alerta de baixa umidade são: Abaré, Adustina, Andorinha, Antas, Banzaê, Cansanção, Canudos, Chorrochó, Cícero Dantas, Coronel João Sá, Curaçá, Euclides da Cunha, Fátima, Glória, Itiúba, Jaguarari, Jeremoabo, Juazeiro, Macururé, Monte Santo, Novo Triunfo, Paulo Afonso, Pedro Alexandre, Quijingue, Ribeira do Pombal, Rodelas, Santa Brígida, Senhor do Bonfim, Sítio do Quinto, Tucano e Uauá.

Os alertas do Inmet servem como um importante instrumento para que a Defesa Civil municipal e a população possam se preparar e adotar as medidas necessárias para minimizar os impactos dos eventos meteorológicos, sejam eles de excesso ou falta de chuva.