Corpo de homem desaparecido no Rio Piracicaba é encontrado após três dias de buscas
Corpo encontrado após desaparecimento no Rio Piracicaba

Corpo de homem desaparecido no Rio Piracicaba é encontrado após três dias de buscas

O corpo de Paulo Augusto Duarte, de 50 anos, morador de Rio Claro (SP), foi encontrado pelos Bombeiros no final da manhã desta terça-feira (27) em Piracicaba (SP). A vítima havia desaparecido após entrar no Rio Piracicaba no último domingo (25), desencadeando uma intensa operação de busca que durou três dias.

Um amigo da família realizou o reconhecimento do corpo por volta das 11h15 na região da rampa dos pescadores, localizada na Rua do Porto de Piracicaba. O local é conhecido por ser ponto de pesca e lazer, mas também apresenta riscos significativos devido às correntezas.

Amigo alertou sobre os perigos do rio antes do desaparecimento

Augusto Cardoso Santos Neto, amigo que acompanhava Paulo no momento do incidente, relatou que tentou alertá-lo sobre os riscos de entrar na água. "Quando chegamos ao local, o filho do Paulo disse: ‘papai, vou entrar um pouquinho na água’. Aí, do nada, o Paulo me falou: ‘eu vou entrar, vou atravessar’. Eu ainda disse para ele: 'não vai, não, o rio é traiçoeiro, o rio é perigoso'. Mas, ele foi entrando na água", contou Augusto.

O amigo destacou que Paulo era frequentador assíduo do local, quase sempre acompanhado para atividades de pesca. "Direto eu estava junto com ele. Quase todos os dias, estávamos aqui", afirmou, expressando surpresa pelo ocorrido dado o conhecimento que Paulo tinha do rio.

Detalhes do momento do desaparecimento

Segundo o relato do amigo, Paulo tentou atravessar o Rio Piracicaba, mas foi surpreendido pela força da correnteza. "Nesse momento em que tentou voltar, ele afundou. Eu achei que ele ia mergulhar por baixo porque tinha essa mania. Inclusive sabia mergulhar muito bem, tinha uma respiração muito boa para mergulhar por baixo", recordou Augusto.

A preocupação aumentou quando Paulo não retornou à superfície. "A filha dele [que também estava no local] começou a chorar e perguntar: ‘cadê meu pai?’. Eu falei para ela: ‘calma, seu pai vai sair aqui’. Aí, vi que ele não apareceu e pensei: ‘nossa, algo de errado tem’", descreveu o amigo, que imediatamente acionou o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.

É importante destacar que Paulo não estava utilizando boia ou colete salva-vidas no momento em que entrou na água. Além disso, conforme informações do amigo, ele não havia consumido bebida alcoólica e não participava do tradicional passeio de boias que ocorre na região.

Operação de busca e localização do corpo

As equipes do Corpo de Bombeiros retomaram as buscas na manhã de segunda-feira (26), após o desaparecimento ter ocorrido na região da Rua do Porto em Piracicaba. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou, através de nota, que o homem desaparecido e seu amigo haviam entrado no rio pela margem.

A Polícia Militar relatou que foi acionada após a vítima ser vista tentando voltar nadando sem conseguir, sendo arrastada pela correnteza. A operação conjunta entre Bombeiros e PM se estendeu por três dias até que, finalmente, o corpo foi localizado na manhã desta terça-feira.

Este triste incidente serve como alerta sobre os perigos de nadar em rios sem as devidas precauções de segurança, especialmente em locais com correntezas fortes como o Rio Piracicaba. A família e amigos de Paulo agora enfrentam o doloroso processo de luto após dias de angústia e espera.