Resgate aéreo salva mulher com pé fraturado na Serra do Ererê após 6 horas
Mulher resgatada de helicóptero na Serra do Ererê

Uma operação de resgate com helicóptero foi necessária para salvar uma mulher de 28 anos que fraturou o pé durante uma trilha na Serra do Ererê, em Triunfo Potiguar, no interior do Rio Grande do Norte. O acidente ocorreu na manhã desta quinta-feira (20) e o resgate só foi concluído cerca de seis horas depois, por volta das 15h.

Dificuldades no acesso à área remota

O Corpo de Bombeiros recebeu o primeiro chamado para o atendimento às 9h, mas enfrentou grandes dificuldades para chegar até o local do acidente. A Serra do Ererê fica a aproximadamente 20 km da zona urbana de Triunfo Potiguar e é considerada uma área de acesso restrito e difícil, com vegetação fechada e muitos obstáculos naturais.

De acordo com o Sargento Elbton, do Corpo de Bombeiros, foram necessárias três horas de busca intensa até localizar a vítima. "Depois de 3 horas de busca que a gente encontrou a vítima, que está com um pé fraturado, e não tem condições de a gente levar na prancha, porque é mato fechado, muita pedra, muito obstáculo", explicou o militar.

Operação aérea para resgate

Diante das condições adversas do terreno, os bombeiros acionaram o helicóptero Potiguar 01 da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesap) através do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER). A aeronave decolou de Natal no início da tarde e levou aproximadamente 50 minutos para chegar à serra.

Enquanto aguardava o resgate aéreo, a equipe de bombeiros que chegou a pé ao local prestou os primeiros socorros e estabilizou a mulher. A equipe aeromédica assumiu o atendimento após o pouso do helicóptero e preparou a paciente para a remoção.

Detalhes do acidente durante a trilha

Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Assú, a mulher e seu marido, de 37 anos, iniciaram a trilha entre 6h e 7h da manhã. O casal, que é acostumado a fazer trilhas pelo estado, estava conhecendo a Serra do Ererê pela primeira vez.

O acidente aconteceu quando a mulher tentava atravessar uma cerca de arame farpado, escorregou e fraturou o pé. Após o incidente, o marido deixou a companheira no local e caminhou de volta até Triunfo Potiguar para pedir ajuda. A moto que usavam estava guardada em um ponto antes do início da trilha que dá acesso à serra.

Condição da vítima e destino final

Os socorristas relataram que, apesar do susto e do trauma, o caso não era considerado grave. Entretanto, a mulher apresentava sinais de desidratação devido ao calor intenso e à longa espera pelo resgate.

Após ser retirada da área de mata por volta das 15h, a mulher foi transportada de helicóptero até Assú, onde uma ambulância do SAMU realizou a transferência para o Hospital Regional. O marido também foi retirado do local junto com a esposa durante a operação aérea.

O resgate bem-sucedido na Serra do Ererê destacou a importância do trabalho integrado entre diferentes corporações e a necessidade de equipamentos especializados para atendimento em áreas remotas e de difícil acesso no interior potiguar.