A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou nesta segunda-feira, 15 de dezembro, a estrutura do Campeonato Brasileiro Série A de 2026. O anúncio inclui a divulgação da tabela básica com datas e mandos de campo para as 38 rodadas, além do Regulamento Específico da Competição e do Plano Geral de Ações, que trazem alterações significativas nas regras.
Mudanças nas vagas para a Libertadores e Sul-Americana
Uma das principais novidades está no sistema de classificação para a Copa Libertadores da América. Com o aumento de vagas destinadas à Copa do Brasil no torneio continental, o modelo vigente até 2025 foi alterado.
Até o ano passado, o Brasileirão garantia quatro vagas diretas na fase de grupos da Libertadores, além de duas vagas na fase preliminar para o quinto e sexto colocados. A partir de 2026, serão mantidas as quatro vagas diretas, mas apenas uma vaga na fase preliminar, destinada ao quinto colocado da Série A.
As outras duas vagas para o Brasil no torneio da CONMEBOL serão provenientes da Copa do Brasil. O campeão da competição nacional terá vaga direta na fase de grupos, enquanto o vice-campeão garantirá uma vaga na fase preliminar.
O regulamento também detalha situações de dupla classificação. Se um clube conquistar uma vaga por meio de um título continental (Libertadores ou Sul-Americana) e também via campeonato nacional, a prioridade será a vaga dos torneios da CONMEBOL. A vaga nacional será então repassada ao clube mais bem colocado no Brasileirão que ainda não esteja classificado.
Há ainda uma regra específica para o campeão da Copa do Brasil. Caso ele já tenha obtido vaga direta para a Libertadores por outra competição, a vaga direta da Copa será redirecionada ao vice-campeão. A vaga na fase preliminar, que caberia ao vice, será repassada ao time mais bem colocado na Série A, excluídos os já classificados.
Para a Copa Sul-Americana, se classificam os seis clubes mais bem posicionados no Brasileirão, desde que não tenham conseguido vaga para a Libertadores.
Novas regras para troca de jogadores entre clubes
Outra alteração importante no regulamento diz respeito às transferências de atletas entre clubes da própria Série A durante a competição.
Agora, um jogador precisa ter atuado em, no mínimo, 12 partidas (seja desde o início ou entrando no decorrer do jogo) para poder ser inscrito por outro clube da primeira divisão. Além disso, um atleta só poderá defender, no máximo, dois clubes diferentes ao longo do campeonato.
Com o início do torneio, cada equipe poderá inscrever até cinco atletas que tenham atuado por outros clubes da Série A em 2026. No entanto, há um limite: no máximo três jogadores podem vir de um mesmo clube.
Confira a tabela completa do Brasileirão 2026
A CBF divulgou os confrontos de todas as 38 rodadas, com o mando de campo do clube listado à esquerda. A competição terá início no final de janeiro de 2026.
1ª rodada (28/01 ou 29/01): Fluminense x Grêmio; Botafogo x Cruzeiro; São Paulo x Flamengo; Corinthians x Bahia; Mirassol x Vasco da Gama; Atlético-MG x Palmeiras; Internacional x Athletico-PR; Coritiba x Red Bull Bragantino; Vitória x Remo; Chapecoense x Santos.
2ª rodada (04/02 ou 05/02): Vasco da Gama x Chapecoense; Internacional x Flamengo; São Paulo x Santos; Palmeiras x Vitória; Red Bull Bragantino x Atlético-MG; Athletico-PR x Coritiba; Bahia x Fluminense; Grêmio x Corinthians; Cruzeiro x Mirassol; Remo x Botafogo.
A tabela segue com os jogos das rodadas subsequentes, incluindo o returno, que se inicia na 20ª rodada, programada para os dias 10 ou 11 de junho. A última rodada da competição está marcada para os dias 14 ou 15 de outubro de 2026.
As mudanças anunciadas pela CBF buscam adaptar o calendário nacional às novas realidades dos torneios continentais e criar regras mais claras para o mercado de transferências interno, prometendo um campeonato dinâmico e com grandes decisões desde o início do ano.