É #FAKE que beneficiários do Bolsa Família perderão direito ao saque em dinheiro
Circula nas redes sociais um vídeo enganoso que afirma que quem recebe o Bolsa Família não poderá mais fazer saques em dinheiro do benefício. A informação é completamente falsa e já foi desmentida oficialmente pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Como surgiu a fake news sobre o Bolsa Família
O conteúdo falso foi publicado no TikTok na terça-feira, 20 de agosto, com o título alarmante "Urgente Petistas ótima notícia escutem até o final". O vídeo simula um telejornal onde uma suposta apresentadora – na verdade uma personagem criada com inteligência artificial – anuncia que os beneficiários do programa social perderão o direito de sacar o dinheiro recebido.
Em seguida, aparece um homem identificado como consultor, que reforça a informação falsa dizendo que será disponibilizado um cartão de débito para uso apenas em estabelecimentos credenciados. Ele ainda alega que existe um projeto de lei tramitando na Câmara dos Deputados que determinaria essa mudança.
Ministério do Desenvolvimento Social emite nota oficial desmentindo
Na quarta-feira, 21 de agosto, o MDS publicou em seu site um comunicado com o título "MDS alerta: é falsa a informação sobre restrição de saque do Bolsa Família". A nota oficial é categórica:
- A informação sobre restrição de saque é falsa
- Não existe qualquer proposta em fase de sanção ou aprovação sobre o tema
- É falsa a informação de que o Bolsa Família passará a ser pago apenas em cartão de débito
- O benefício continua sendo depositado mensalmente em conta na Caixa Econômica Federal
O ministério ainda detalha que os valores podem ser movimentados com segurança pelos canais oficiais da Caixa, incluindo o aplicativo Caixa Tem – que permite pagar contas e realizar Pix – e o cartão do Bolsa Família, que possibilita saques, compras no débito e pagamentos normalmente.
Inteligência artificial usada para criar conteúdo enganoso
Análises técnicas confirmaram que parte do vídeo falso foi gerada com inteligência artificial. Duas ferramentas especializadas em detecção de IA apontaram altas probabilidades de conteúdo sintético:
- Hive Moderation: 82% de probabilidade de o conteúdo ser gerado artificialmente
- Sightengine: 75% de chance de o material ser sintético
O MDS alerta em seu comunicado sobre a necessidade de cuidado com conteúdos que simulam falas de autoridades, apresentam comunicados oficiais inexistentes e induzem o cidadão ao erro.
Projeto de lei mencionado no vídeo existe, mas está em estágio inicial
O vídeo falso faz referência ao Projeto de Lei 3.739/2024, de autoria do senador Cleitinho. A proposta realmente existe e sugere a criação de um cartão de pagamentos com despesas autorizadas para os recursos do Bolsa Família.
Entretanto, conforme informado pela assessoria de imprensa do Senado, o projeto foi apresentado em 27 de setembro de 2024 e ainda não tem relator designado. Para que qualquer mudança no programa seja implementada, um projeto precisa passar por aprovação tanto no Senado quanto na Câmara dos Deputados antes de seguir para sanção presidencial.
O MDS reforça que não há qualquer proposta em fase avançada de tramitação que altere as regras atuais de saque e utilização dos recursos do Bolsa Família. Os beneficiários continuam tendo acesso completo ao seu dinheiro através dos canais oficiais da Caixa Econômica Federal.