O governo federal definiu a data para o início de uma das obras mais aguardadas no Rio Grande do Norte. A ordem de serviço para a duplicação da BR-304 será assinada no início de janeiro de 2024, conforme anúncio feito pelo ministro dos Transportes, Renan Filho.
Encontro em Brasília define cronograma da obra
O compromisso foi selado durante uma reunião em Brasília, na tarde desta terça-feira (16), entre o ministro e o vice-governador potiguar, Walter Alves. O político do MDB, que pode assumir o governo do estado com a possível renúncia de Fátima Bezerra, comemorou a confirmação do prazo.
O investimento total para a duplicação está orçado em quase R$ 1 bilhão. A primeira etapa dos trabalhos vai contemplar aproximadamente 100 quilômetros de pista duplicada, conectando as cidades de Mossoró e Assu. A previsão é que esta fase inicial seja concluída entre um ano e meio e dois anos após o início efetivo das obras.
Importância estratégica e divisão em lotes
A BR-304 é uma via de extrema importância logística e econômica para o estado. Ela corta o território potiguar de leste a oeste, ligando as duas principais cidades, Natal e Mossoró, e serve como principal corredor para o escoamento da produção local.
A obra será executada em lotes. Os dois primeiros trechos já estão definidos:
- Lote 1: Mossoró até Assu, com 57,6 km de extensão.
- Lote 2: Do entroncamento da BR-226, na Reta Tabajara (Macaíba), até o município de Riachuelo, com 38,1 km.
Vale lembrar que a rodovia já possui alguns trechos parcialmente duplicados, como o que vai de Parnamirim a Macaíba, onde atualmente são realizadas obras complementares de viadutos e pontes.
Agenda política do vice-governador
Além do encontro com o ministro Renan Filho, a agenda de Walter Alves em Brasília incluiu uma reunião com a presidência nacional do PT. O objetivo foi discutir seu futuro político no Rio Grande do Norte.
O vice-governador ainda não tomou uma decisão pública sobre se assumirá o governo, no caso de renúncia de Fátima Bezerra para disputar uma vaga no Senado em 2026, ou se também renunciará para buscar outro cargo eletivo. O anúncio sobre a BR-304, no entanto, foi recebido com entusiasmo pela sua equipe, sendo visto como uma conquista para o desenvolvimento do estado.