O meia argentino Rodrigo Garro está apto para ser titular do Corinthians na partida de ida da final da Copa do Brasil, marcada para esta quarta-feira, contra o Vasco, na Neo Química Arena. A informação foi confirmada pela assessoria do clube paulista, que detalhou o cuidadoso planejamento em torno do atleta.
Controle rigoroso de carga física
Apesar da condição de jogo, a presença de Garro entre os titulares vem com uma ressalva importante. Os dados físicos mais recentes indicam que o camisa 10 consegue atuar em alto nível por pouco mais de 45 minutos. Por isso, a estratégia prevê que ele inicie a partida, mas seja substituído por volta dos 15 minutos do segundo tempo.
Essa abordagem difere da adotada com outros jogadores, como o atacante Yuri Alberto, que também convive com dores (no púbis), mas é considerado um atleta de perfil mais resistente. Internamente, a avaliação do departamento de performance do Corinthians é de que Garro possui características físicas que exigem um controle maior de carga e minutos em campo.
O processo de retorno do argentino foi gradual. Ele se recuperou de um estiramento na perna direita e, nas semifinais contra o Cruzeiro, cumpriu um planejamento que o manteve no banco de reservas, sendo relacionado apenas durante o jogo. O técnico Dorival Júnior acompanha de perto esse controle e dá grande peso às informações da equipe de performance para definir a escalação.
Raniele também é dúvida para a final
Além de Garro, outra preocupação no Corinthians é com o volante Raniele. O jogador ainda sente dores no tornozelo esquerdo após uma pancada sofrida na última rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Juventude.
Apesar da evolução gradativa, sua situação é monitorada de perto. Raniele, que tem um histórico recente de lesões, é visto dentro do clube como um atleta de recuperação rápida. Em entrevista coletiva antes da final, ele comentou sobre os cuidados. "Sou um cara que procuro me cuidar bastante, tento ter essa atenção na parte física, e, ainda assim, acredito que pela sequência de jogos e a loucura que é o calendário brasileiro, não escapei disso (lesões). Mas é algo que o departamento médico, preparação física, fisiologia, conseguiram contornar bem. Em nenhuma das minhas lesões eu perdi mais do que dois ou três jogos", afirmou.
Decisão de escalação será em cima da hora
Por conta das condições físicas desses dois jogadores-chave, o treinador Dorival Júnior reduziu a carga dos treinamentos nesta reta final. O objetivo é evitar qualquer comprometimento físico dos atletas antes da decisão. A definição da equipe titular deve ocorrer apenas momentos antes da partida, que acontece nesta quarta-feira, na Neo Química Arena.
A provável escalação do Corinthians, considerando as dúvidas, tem: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; André Carrillo (no lugar de Rodrigo Garro, se necessário), José Martínez (que pode substituir Raniele), Maycon e Breno Bidon; Memphis Depay e Yuri Alberto.
A final da Copa do Brasil coloca o Corinthians, que busca o título, frente a frente com o Vasco em uma decisão que promete grande emoção. A partida de ida é o primeiro passo para a conquista da taça.