Um caso de violência contra um idoso de 76 anos em Peruíbe, no litoral de São Paulo, ganhou repercussão nacional. O homem foi agredido e teve seu carro roubado enquanto seu cachorro, um border collie, ainda estava dentro do veículo. O crime ocorreu na última sexta-feira (9) e foi registrado por câmeras de monitoramento.
Violência captada pelas câmeras no bairro Costão
As imagens de segurança, registradas no bairro Costão, mostram o momento brutal da abordagem. Dois homens cercam a vítima, que estava do lado de fora do carro. Em um ato de extrema violência, um dos criminosos aplica uma espécie de 'mata-leão' no idoso por trás, enquanto o outro suspeito pega a chave do veículo.
A ação, que durou cerca de dois minutos, terminou com um dos assaltantes fugindo com o carro e o outro deixando o local de bicicleta. A vítima, visivelmente abalada, ficou sozinha no meio da rua após o ataque.
Busca policial e recuperação do carro e do cão
Horas após o crime, a Polícia Militar conseguiu uma vitória importante. Os agentes localizaram o veículo abandonado e trancado em uma área de mata no bairro Estância dos Eucaliptos, a aproximadamente cinco quilômetros do local do roubo.
Embora os criminosos tenham trancado o carro, uma janela ficou aberta. Foi por essa abertura que o border collie conseguiu escapar. Os policiais encontraram o animal, ainda de coleira, vagando próximo ao local. Um morador da região auxiliou, dando água ao cachorro, que ficou sob os cuidados da PM até ser devolvido, são e salvo, ao seu tutor.
O que foi levado e o que ainda falta esclarecer
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), além do cachorro, os ladrões levaram uma bolsa que estava dentro do carro. O item continha cartões bancários, documentos pessoais e chaves. Até o momento, não há informações sobre o paradeiro desses objetos.
Apesar da recuperação do veículo e do animal, pontos cruciais do caso seguem sem resposta. As autoridades ainda não identificaram ou prenderam os dois suspeitos. Também não se sabe a razão pela qual o carro foi abandonado na mata, levantando questões sobre a motivação do crime.
A polícia continua com as investigações em andamento, analisando as imagens e coletando provas para capturar os responsáveis por esse ato de violência que comoveu o Brasil.