Sonny Clay, um dos maiores traficantes do Brasil, é preso em MG após anos foragido
Sonny Clay, traficante mais procurado, preso em Divinópolis

A Polícia Civil de Minas Gerais prendeu, na madrugada de sexta-feira (9), um dos narcotraficantes mais procurados do Brasil. Sonny Clay Dutra, de 43 anos, natural de Ouro Preto, estava foragido da justiça desde 2019 e integrava a lista dos criminosos mais procurados do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Esquema criminoso de alto nível

Segundo as investigações, Sonny Clay não atuava na ponta do tráfico. Ele era o cérebro por trás de uma complexa organização criminosa com ramificações internacionais, especializada na logística de transporte de drogas vindas de países como Bolívia e Paraguai. O produto principal era a pasta-base de cocaína.

O delegado Marcos Vinícius Vieira detalhou a operação. "Ele utiliza empresas de fachada em vários estados da Federação com nomes fictícios de sócios", explicou. O esquema atuava em setores como alimentício e postos de combustíveis, com negócios em São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal, para lavar o dinheiro do tráfico.

"Ele é um cara muito inteligente e utiliza dos seus contatos fora do país. Ele não coloca a mão na droga, ele utiliza desses grandes contatos para organizar essa logística", completou o delegado, afirmando que a próxima fase das investigações será rastrear o fluxo financeiro da organização.

Trajetória marcada por prisões e fugas

A história criminal de Sonny Clay é longa. Ele é investigado desde 2013 e já havia sido preso outras vezes. Uma das prisões mais marcantes ocorreu em 2019, durante um jogo de futebol em Ouro Preto. Na ocasião, a polícia o deteve em pleno estádio Caldeirão da Barra, em uma partida pela Supercopa dos Inconfidentes.

Contra ele, pesava um mandado de prisão decorrente de uma condenação a 14 anos de prisão pelos crimes de tráfico de drogas e organização criminosa. Com elevados recursos financeiros, o criminoso conseguia se manter foragido, mudando constantemente de endereço e utilizando uma ampla rede de apoio.

A captura em uma casa de prostituição

Após extensas buscas, os policiais localizaram Sonny Clay em Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro, mais precisamente em uma casa de prostituição. No momento da abordagem, ele foi flagrado com uma arma de fogo, mas não ofereceu resistência.

A identificação do traficante foi um desafio. Ele havia se submetido a intervenções estéticas e se passava por um empresário bem-sucedido que atuava em diversos ramos. Apesar de ter sido encontrado em Divinópolis, os investigadores afirmam que ele morava na cidade de Itaúna, na mesma região.

O criminoso foi levado para o Ceresp Gameleira, onde deu entrada no sistema prisional no sábado (10). A reportagem tenta contato com a defesa de Sonny Clay Dutra para obter um posicionamento.