Um sábado de calor extremo seguido de chuva forte resultou em alagamentos na Zona Sul da capital paulista. Os termômetros registraram 34,6°C às 16h deste sábado (10), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em uma tarde marcada por forte calor e sensação de abafamento.
Chuva moderada causa transtorno na via
A combinação do calor intenso com a entrada da brisa marítima provocou pancadas de chuva de moderada intensidade no fim da tarde. O resultado foi visto na Avenida Vitor Manzini, onde um trecho entre a Ponte do Socorro e a Avenida Washington Luís ficou alagado. Imagens da TV Globo mostraram o impacto da água acumulada na via.
Em resposta à situação, a Defesa Civil Municipal acionou o estado de atenção para alagamentos na Zona Sul e na Marginal Pinheiros às 17h40. A medida preventiva visa alertar a população sobre os riscos de inundações em áreas vulneráveis.
Cidade já estava em alerta por calor
O episódio de chuva ocorreu em um contexto de alerta prévio por altas temperaturas. Desde sexta-feira (9), toda a capital paulista estava em estado de atenção devido à previsão de máximas acima dos 32°C para os próximos dias. Janeiro, até o momento, acumula 47,1 mm de chuva, o que representa apenas 18,4% da média histórica de 256,4 mm esperada para o mês, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).
Previsão para os próximos dias
O domingo (11) deve seguir com sol e calor intenso na cidade de São Paulo. A previsão do tempo indica mínima de 22°C e máxima de 34°C, com umidade relativa do ar podendo cair para cerca de 30%. Não há previsão de chuva para a maior parte do dia.
Na segunda-feira (12), o calor continua, com temperaturas entre 22°C e 33°C. A previsão aponta que, entre o meio e o fim da tarde, podem ocorrer pancadas isoladas de chuva novamente, fruto da combinação do calor com a infiltração da brisa marítima. A população deve ficar atenta aos alertas da Defesa Civil.