O Exército Brasileiro entrou em ação nesta quarta-feira (17) para auxiliar nos trabalhos de limpeza das ruas de Juiz de Fora, em Minas Gerais, severamente afetadas por um forte temporal ocorrido na última segunda-feira (15). O apoio das Forças Armadas foi direcionado para a Zona Leste, a região mais castigada pelas intensas precipitações.
Força-tarefa no combate aos estragos
Um efetivo de cinquenta militares, com o suporte de cinco caminhões, foi mobilizado para a operação. Eles são responsáveis pela retirada e transporte dos resíduos após a raspagem e limpeza inicial realizada pelos funcionários do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb).
Somente do Demlurb, mais de 200 servidores, divididos em 14 equipes, estão atuando no município. A força-tarefa conta ainda com o reforço de dois caminhões-pipa para auxiliar nos serviços.
Impacto devastador do temporal
O temporal que atingiu a cidade foi de grande intensidade. Em apenas cerca de 2 horas, foram registrados 110 milímetros de chuva. Esse volume representa aproximadamente um terço da média histórica esperada para todo o mês de dezembro na região, que é de 341 milímetros.
De acordo com o último balanço da Polícia Civil, o evento climático impactou cerca de 5 mil pessoas. O levantamento aponta que 61 famílias ficaram desalojadas. Até a manhã de quarta-feira, foram registradas 174 ocorrências relacionadas ao temporal, com a seguinte distribuição por regiões da cidade:
- Região Leste: 128 registros
- Região Nordeste: 12 ocorrências
- Região Sudeste: 11 ocorrências
- Região Central: 10 ocorrências
- Região Norte: 9 ocorrências
- Região Sul: 4 ocorrências
Bairros como Linhares, Bonfim, Santa Rita e Centro foram alguns dos mais afetados.
Medidas emergenciais e alerta contínuo
Diante da gravidade da situação, a prefeita Margarida Salomão (PT) decretou situação de emergência no município. O decreto tem validade de 90 dias e permite a adoção de medidas excepcionais para amenizar os prejuízos à população, como a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e alterações na cobrança de serviços de água.
Enquanto a cidade se recupera, um novo alerta meteorológico preocupa as autoridades. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de acumulado de chuva para Minas Gerais, válido até quinta-feira (18). A condição é causada por um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
O fenômeno forma uma extensa banda de nebulosidade que deve atuar sobre o estado até pelo menos a próxima sexta-feira. O alerta indica a possibilidade de precipitação de 60 mm por hora ou acima de 100 milímetros em 24 horas. Na região do Campo das Vertentes, as rajadas de vento podem atingir velocidades de até 60 km/h.