Os usuários que precisavam atravessar de balsa entre Ilhabela e São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, enfrentaram uma longa espera na noite deste domingo, 11 de fevereiro. O tempo de fila para acessar a travessia chegou a duas horas (120 minutos) no sentido São Sebastião para Ilhabela.
Diferença nos sentidos da travessia
Enquanto os veículos que partiam de São Sebastião em direção à ilha sofriam com a demora extensa, a situação no sentido contrário era bem diferente. A fila de Ilhabela para São Sebastião tinha um tempo de espera consideravelmente menor, de apenas 30 minutos, conforme dados divulgados na noite de domingo.
Motivos para a demora
Questionada pelo g1 sobre o motivo da longa fila, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) apontou duas razões principais. A primeira é a maior movimentação de usuários registrada neste domingo, um dia tradicionalmente movimentado no litoral paulista.
A segunda causa citada pela pasta foram as rajadas de vento na região. Apesar de atrasarem a operação das balsas, os ventos permaneciam "dentro dos limites de segurança" para a navegação, conforme informou a Semil. Isso significa que as embarcações podiam operar, mas possivelmente em uma velocidade reduzida ou com alguns cuidados extras, impactando a frequência das travessias.
Impacto no tráfego e nos usuários
Filas nas balsas que conectam o continente a Ilhabela são comuns em finais de semana de alta temporada e feriados prolongados. No entanto, um tempo de espera de duas horas representa um transtorno significativo para moradores e turistas.
O congestionamento se forma na região de embarque em São Sebastião, podendo afetar o trânsito local. A situação exige paciência dos condutores e planejamento de viagem, especialmente para quem tem compromissos com horário marcado na ilha ou no continente.