Imprudência no trânsito do Rio: moto com 4 pessoas e carro com carga gigante
Flagrantes de risco no trânsito do Rio neste sábado

Dois flagrantes de situações de alto risco ocorridos no trânsito do Rio de Janeiro, neste fim de semana, chamam a atenção para a imprudência de alguns condutores. Imagens obtidas pelo RJ1 mostram cenas que colocaram em perigo a segurança de ocupantes dos veículos e de outros que trafegavam nas vias.

Moto superlotada em Guaratiba

O primeiro registro aconteceu na Avenida Dom João VI, no bairro de Guaratiba, na Zona Oeste da cidade. Quatro pessoas foram flagradas em uma única motocicleta, configurando uma situação de excesso de passageiros grave. Nas imagens, é possível ver uma mulher sentada de lado sobre o tanque de combustível da moto, à frente do condutor.

A posição irregular e a superlotação do veículo de duas rodas aumentam significativamente o risco de quedas e acidentes. O perigo se estende não apenas aos quatro ocupantes da moto, mas também a outros motoristas e pedestres que compartilhavam a via.

De acordo com a legislação, transportar mais de um passageiro em motocicleta é uma infração gravíssima. A penalidade prevê multa de quase R$ 300, a aplicação de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a possibilidade de retenção do veículo.

Carga desproporcional na Linha Vermelha

O segundo caso de imprudência foi registrado na manhã de sexta-feira (16) na Linha Vermelha, via expressa na altura da Ilha do Governador, na Zona Norte. Um carro de passeio foi flagrado transportando uma estrutura de grandes proporções presa à sua parte traseira.

A carga se projetava para fora do veículo e ultrapassava a largura da faixa de rolamento da pista. Em uma via de fluxo intenso e alta velocidade como a Linha Vermelha, a situação representava um alto risco de colisão para os demais veículos, especialmente os que trafegavam ao lado ou atrás do carro.

O transporte de carga de forma irregular, acima da capacidade ou dimensões permitidas, é considerado uma infração grave. A multa para esse tipo de infração é de cerca de R$ 200, além da adição de pontos na carteira do motorista. O veículo pode ser retido até que a carga seja regularizada.

Fiscalização e responsabilidade

As autoridades de trânsito têm competências divididas conforme a via. A Guarda Municipal atua na fiscalização de infrações flagradas por seus agentes em vias sob sua responsabilidade. Já nas vias expressas, como a Linha Vermelha, a fiscalização é de responsabilidade do Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE), da Polícia Militar.

A reportagem entrou em contato com a Polícia Militar para obter um posicionamento sobre o caso ocorrido na Linha Vermelha, mas não havia recebido retorno até a última atualização das informações.

Os dois episódios servem como um alerta sobre como atitudes irresponsáveis no volante ou no guidão podem ter consequências trágicas, transformando rapidamente o trânsito em um ambiente de risco para todos.