Governo de São Paulo troca secretário da Casa Civil em ano eleitoral
SP troca secretário da Casa Civil em ano eleitoral

Governo de São Paulo promove troca na Casa Civil em ano eleitoral

O ano eleitoral em São Paulo começou com mudanças significativas no secretariado do governo estadual. O secretário da Casa Civil, Arthur Lima, deixará a pasta e será substituído por Roberto Carneiro, presidente estadual do Republicanos, partido do governador Tarcísio de Freitas.

Insatisfação política motiva a troca

Segundo apuração da GloboNews, havia uma insatisfação com a atuação política de Arthur Lima, que era um dos integrantes do governo mais próximos de Tarcísio. Um aliado do governador relatou que existiam queixas sobre a falta de comunicação de Lima com parlamentares, prefeitos e empresários.

Em um ano eleitoral, ter Roberto Carneiro na Casa Civil é considerado uma jogada estratégica. Entre as principais atribuições da pasta estão:

  • Articulação política
  • Coordenação administrativa
  • Mediação de conflitos internos

Tarcísio confirma candidatura à reeleição

Mais cedo, o governador Tarcísio de Freitas afirmou que é pré-candidato à reeleição em São Paulo e negou especulações sobre outros planos eleitorais. Isso ocorreu na esteira do adiamento de sua visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Papudinha.

Tarcísio alegou compromissos em São Paulo, mas a agenda do dia só continha despachos internos. A nova data para o encontro com Bolsonaro foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, para a próxima quinta-feira, dia 29.

Arthur Lima assume nova função

Arthur Lima, que estava na Casa Civil desde o início da gestão de Tarcísio, assumirá a Secretaria de Justiça e Cidadania. Ele substituirá Fábio Prieto, que deixa o governo. Lima foi filiado ao PP, mas se desfiliou em 2024.

Mais mudanças são esperadas

Outras trocas no secretariado são esperadas para os próximos meses, por causa das eleições. Gilberto Kassab (PSD) é um dos nomes que devem deixar a gestão. Já saíram do governo:

  1. Guilherme Piai Filizzola, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento
  2. Valéria Bolsonaro, da pasta de Políticas para a Mulher

Essas movimentações refletem a preparação do governo Tarcísio para a campanha eleitoral, com foco em fortalecer a articulação política e administrativa em um momento crucial.