Uma ação policial rápida resultou na prisão de dois homens suspeitos de cometer um furto milionário em uma joalheria localizada dentro de um shopping center em Bebedouro, no interior de São Paulo. O crime, que aconteceu na madrugada de quinta-feira (15), teve um prejuízo estimado em R$ 12 milhões.
Operação policial intercepta suspeitos em ônibus interestadual
Horas após o furto, os dois suspeitos, com idades de 21 e 22 anos, foram localizados e presos pela Polícia Militar dentro de um ônibus que trafegava pela BR-050, na região de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O veículo tinha saído de Ribeirão Preto (SP) e seguia com destino a Goiânia (GO).
Durante a abordagem, os policiais conseguiram identificar os autores e localizar parte das joias que haviam sido furtadas. "Na BR-050 conseguimos abordar esse ônibus, identificar os autores e ver que eles carregavam os diversos produtos levados da loja", afirmou o sargento da PM, Marcelo Peixoto. Os dois foram detidos pelo crime de furto e encaminhados à Polícia Civil de Uberlândia, para posterior transferência para São Paulo.
Modus operandi ousado: acesso pelo forro do shopping
De acordo com as investigações conduzidas pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Bebedouro, os criminosos executaram um plano elaborado. Eles escalaram uma cafeteria vizinha para acessar o interior da joalheria pelo forro do shopping. Um dos suspeitos entrou no estabelecimento comercial, enquanto o outro ficou do lado de fora prestando apoio.
"Inicialmente, ele escalou pelo alçapão de outro estabelecimento comercial, andou pelo forro do shopping, em seguida conseguiu acessar a joalheria", detalhou o delegado João Vitor Silvério, responsável pelo caso. Do local, foram levados itens como brincos, anéis, pulseiras e relógios de alto valor.
Suspeitos são especialistas em furtos a joalherias
As investigações apontam que os dois homens presos não são novatos. Eles são investigados por um crime com características semelhantes ocorrido em Barretos (SP), há algumas semanas. O delegado Silvério não tem dúvidas de que se trata de especialistas. "Um deles, inclusive, já possui antecedentes específicos por furto desta natureza. Eles estudam previamente o local, aí mediante escalada, ingressam na joalheria e praticam o furto", explicou.
A Jabour Joalheria, por meio de seu advogado Carlos Galvão Jr., manifestou tristeza com os fatos e confirmou o grande prejuízo financeiro. A empresa afirmou confiar no trabalho da polícia e que buscará seus direitos quanto ao ressarcimento. O Bebedouro Shopping, procurado pela reportagem, não se manifestou sobre o ocorrido.