A atriz potiguar Tânia Maria, de 78 anos, viveu um domingo (11) histórico e profundamente emocionante. A vitória do filme brasileiro "O Agente Secreto" em duas categorias no Globo de Ouro 2026, incluindo Melhor Filme em Língua Não-Inglesa e Melhor Ator para Wagner Moura, teve um gosto ainda mais especial para ela, intérprete da personagem Dona Sebastiana. Mas a celebração pode ser apenas o começo: publicações internacionais já a veem como forte candidata a uma indicação ao Oscar.
Da costura ao cinema: uma trajetória inspiradora
Moradora do povoado Cobra, na zona rural de Parelhas, interior do Rio Grande do Norte, Tânia Maria tinha uma vida distante das telas. Artífice e costureira, ela ingressou no cinema apenas em 2019, aos 72 anos, com um papel de figurante no aclamado "Bacurau". Foi nesse set que fez amizade com o diretor Kleber Mendonça Filho, que a chamaria novamente para "O Agente Secreto".
No longa, ela vive Sebastiana, uma proprietária de apartamentos no Recife que abriga refugiados e o personagem de Wagner Moura. Desde sua estreia, já participou de cinco filmes, sem abandonar seu trabalho artesanal. "Eu me senti muito feliz, muito orgulhosa e profundamente emocionada", contou ao g1. "Ver o reconhecimento de um trabalho feito com tanto amor, numa premiação tão importante, foi algo que me deixou sem palavras".
Uma noite de coração acelerado e olhos no futuro
Tânia Maria assistiu à cerimônia do Globo de Ouro ao lado da neta, Jácylla, em Fortaleza, descrevendo o momento como "ainda mais especial". Na segunda-feira (12), já em São Paulo para gravar um novo trabalho, seu telefone não parou de tocar. "Tudo acontecendo ao mesmo tempo. Está sendo intenso, mas maravilhoso. Eu estou amando viver tudo isso e confesso que a ficha ainda não caiu completamente", disse.
O dia foi duplamente marcante, pois também foi ao ar uma reportagem sobre sua vida no Fantástico. "Foi um momento muito forte, muito verdadeiro, que já deixou meu coração completamente tocado", afirmou. Ela ainda parabenizou a equipe do filme e Wagner Moura, destacando o talento do colega que "leva o nome do Brasil para o mundo".
Rumo ao Oscar? O aguardado anúncio da Academia
A onda de emoção pode ganhar um novo capítulo. Publicações especializadas como Variety e The Hollywood Reporter listam a performance de Tânia Maria como uma das favoritas para concorrer ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. A lista oficial de indicados pela Academia será divulgada em 22 de janeiro, com a cerimônia de premiação marcada para março.
A dupla vitória no Globo de Ouro já é um marco para o cinema nacional, sendo a primeira vez na história que o Brasil leva dois prêmios em uma mesma edição da premiação. "O Agente Secreto" concorria em três categorias e venceu duas, superando o desempenho de "Central do Brasil" (1999) e "Ainda Estou Aqui" (2025). Além de Tânia Maria, o filme também conta com os atores potiguares Kaiony Venâncio e Alice Carvalho.