BBB 26 terá Veteranos: relembre as duas vezes que ex-participantes voltaram
BBB 26 confirma volta de ex-participantes; relembre edições

A próxima edição do Big Brother Brasil promete agitar os fãs do reality show com uma novidade que, na verdade, já tem histórico no programa. A 26ª temporada, a BBB 26, confirmou que trará de volta antigos participantes em um grupo chamado de "Veteranos". A estratégia de repescagem, porém, não é inédita e foi utilizada pela Globo em duas ocasiões anteriores, resultando na volta de nove ex-BBBs para a casa mais vigiada do país.

O primeiro retorno: BBB 10 e a comemoração de uma década

A primeira experiência com a volta de veteranos aconteceu em 2010, para marcar os dez anos de programa. Naquela edição, a casa foi organizada em cinco tribos temáticas: "Sarados", "Cabeças", "Belos", "Ligados" e "Coloridos". Cada uma dessas tribos recebeu um padrinho ou madrinha, que eram ex-participantes de edições passadas.

Os escolhidos para essa missão foram: Joseane Oliveira (BBB 3) com os "Belos"; Marcelo Dourado (BBB 4) com os "Sarados"; Rafael Valente (BBB 6) com os "Cabeças"; Fani Pacheco (BBB 7) com os "Coloridos"; e Natália Casassola (BBB 8) com os "Ligados".

Logo na estreia, as tribos se enfrentaram em uma prova de resistência. O grupo vencedor conquistou o direito de recolocar seu veterano na competição. Os "Belos" venceram, garantindo a volta de Joseane Oliveira. Ela, por sua vez, ganhou o poder de escolher outro veterano para acompanhá-la, e optou por Marcelo Dourado. No fim das contas, foi justamente Dourado quem saiu vitorioso daquela temporada, provando que a experiência dentro da casa pode ser decisiva.

BBB 13: a edição com maior número de ex-participantes

Três anos depois, o BBB 13 foi mais ousado. Das 17 pessoas que passaram pela casa, sete eram ex-participantes. O grupo de veteranos incluiu grandes nomes como os vencedores Kleber Bambam (BBB 1) e Dhomini (BBB 3). Além deles, Fani Pacheco e Natália Casassola, que já haviam tido a chance de retorno em 2010, finalmente conseguiram voltar ao confinamento. Completaram a lista Anamara Barreira e Eliéser Ambrósio, ambos do BBB 10.

Contudo, a trajetória dos veteranos em 2013 foi turbulenta. Na primeira semana, Bambam protagonizou uma briga com Aline Blindada e decidiu deixar a competição. Com sua desistência, a produção do reality escalou outro ex-participante para ocupar a vaga: o goiano Yuri Fernandes, que havia participado do BBB 12, no ano anterior.

Ao contrário do sucesso de 2010, nenhum veterano conquistou o prêmio máximo no BBB 13. Todos foram eliminados antes da grande final. Anamara, inicialmente querida pelo público e até beneficiada com o quarto secreto, perdeu o favoritismo. A melhor campanha foi a de Natália Casassola, que ficou até dois dias antes da decisão, sendo a última veterana a deixar a casa.

O que esperar do BBB 26?

Com o anúncio do grupo "Veteranos" para a nova temporada, a expectativa é que a produção misture estratégias das duas experiências anteriores. A pergunta que fica é: a volta de ex-participantes trará mais estratégia, conflitos ou uma vantagem injusta? O histórico mostra que, embora um veterano tenha vencido em 2010, a presença massiva deles em 2013 não garantiu a vitória. Os fãs aguardam para ver se, no BBB 26, os antigos conhecedores da casa conseguirão usar sua experiência a favor e ir longe na disputa.