Filha de Manoel Carlos, Júlia Almeida agradece apoio após morte do autor aos 92 anos
Júlia Almeida fala após morte do pai, autor Manoel Carlos

A filha de Manoel Carlos, Júlia Almeida, de 43 anos, se manifestou publicamente pela primeira vez desde o falecimento do renomado autor de novelas. A mensagem de agradecimento foi compartilhada nas redes sociais neste domingo (11), um dia após a morte do pai, aos 92 anos.

AGRADECIMENTO E HOMENAGEM NAS REDES SOCIAIS

Em um post emocionado, Júlia dirigiu-se aos fãs e amigos. "Obrigada por cada mensagem, cada gesto e cada palavra acolhedora", escreveu ela. A filha do autor descreveu o momento como uma transição serena: "Meu pai fez sua travessia tranquila, encerrando um lindo ciclo aqui e iniciando uma nova jornada". Ela finalizou reforçando a continuidade do trabalho do pai: "Muito obrigada por todo o carinho. Seu legado continua".

A HISTÓRIA FAMILIAR E A PRODUTORA BOA PALAVRA

Manoel Carlos teve cinco filhos ao longo da vida, mas enfrentou a dolorosa perda de três deles. Além de Júlia, sua outra filha é a roteirista Maria Carolina. Os outros três filhos faleceram em diferentes épocas: Ricardo morreu em 1988, em decorrência do HIV; Manoel Carlos Júnior, em 2012, de ataque cardíaco, e Pedro, o caçula, de 22 anos, de mal súbito, em 2014.

Júlia Almeida é atualmente a responsável pela Boa Palavra, produtora criada nos anos 1990 para gerir o legado e os direitos autorais da extensa obra do pai. Em entrevista ao Splash em 2024, ela explicou as origens da empresa: "Meu pai e minha mãe fundaram a produtora Boa Palavra nos anos 1990 para organizar todos os trabalhos criativos do meu pai. Meu pai criava e minha mãe administrava". Com a idade avançada dos pais, a missão foi passada para ela: "Agora, meu pai está com 91 anos, saiu de cena, e a minha mãe também, até para ficar muito do lado dele, e me passaram essa missão".

DETALHES DO FALECIMENTO E VELÓRIO

Manoel Carlos morreu no último sábado (10), aos 92 anos, na cidade do Rio de Janeiro. A causa específica da morte não foi oficialmente confirmada, mas sabe-se que o autor fazia um tratamento contra a Doença de Parkinson desde 2019.

O velório aconteceu no domingo (11), também no Rio de Janeiro, e reuniu amigos próximos e colegas de profissão. Entre as personalidades que prestaram suas últimas homenagens estavam os atores Tony Ramos e Lilia Cabral, além do diretor Jayme Monjardim.

A partida de Manoel Carlos encerra um capítulo importante da teledramaturgia brasileira, mas, como destacou sua filha Júlia, seu legado criativo permanece vivo através de sua obra e da produtora familiar.