NBA anuncia titulares do All-Star Game 2025 sem LeBron James após 21 anos
All-Star Game 2025 sem LeBron James no time titular

A NBA anunciou nesta segunda-feira, 19 de janeiro de 2026, os dez jogadores titulares para o All-Star Game de 2025, marcando o fim de uma era histórica. Pela primeira vez desde 2005, o astro LeBron James, aos 41 anos, não foi selecionado para o grupo principal, interrompendo uma sequência de 21 anos.

O Jogo das Estrelas será realizado no dia 15 de fevereiro no Intuit Dome, a nova e moderna arena do Los Angeles Clippers, em Los Angeles. A grande novidade desta edição é o formato de competição, que abandonará o tradicional confronto entre Conferências Leste e Oeste.

Fim de uma era e ascensão de novos astros

A votação, que combinou escolhas dos fãs (50%), dos jogadores (25%) e de um painel da mídia (25%), trouxe a grande surpresa. A ausência de LeBron James no quinteto titular simboliza uma mudança de geração na liga. Apesar disso, espera-se que o veterano ala do Los Angeles Lakers seja convocado posteriormente como um dos 14 reservas.

James perdeu os primeiros 14 jogos da temporada devido a uma lesão ciática. Desde seu retorno, vem mantendo médias respeitáveis de 22,6 pontos, 5,9 rebotes e 6,9 assistências por partida.

Os escolhidos e o novo formato internacional

O time titular da Conferência Oeste reflete a força internacional da liga, sendo composto por: o francês Victor Wembanyama (San Antonio Spurs), o canadense Shai Gilgeous-Alexander (Oklahoma City Thunder), o sérvio Nikola Jokic (Denver Nuggets), o esloveno Luka Doncic (Dallas Mavericks) e o americano Stephen Curry (Golden State Warriors).

Já o quinteto da Conferência Leste é formado inteiramente por jogadores dos EUA: Cade Cunningham (Detroit Pistons), Jaylen Brown (Boston Celtics), Jalen Brunson (New York Knicks), Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks) e Tyrese Maxey (Philadelphia 76ers).

Contudo, as designações de 'titular' e 'reserva' serão, nesta edição, puramente honoríficas. A NBA implementará um novo formato "EUA x Resto do Mundo", com um minitorneio envolvendo três equipes de pelo menos oito jogadores cada: duas formadas por atletas americanos e uma por estrangeiros.

Como funcionará o torneio do All-Star Game

O comissário da NBA, Adam Silver, terá poder para convidar jogadores adicionais caso não haja número suficiente de atletas de uma das categorias ao final do processo de seleção. A competição terá uma fase de grupos seguida por uma final entre as duas melhores equipes, com cada jogo durando 12 minutos.

Essa mudança radical busca injetar mais competitividade e brilho no evento, permitindo que os fãs testemunhem combinações inéditas, como Wembanyama, Jokic, Doncic e Antetokounmpo atuando juntos em um verdadeiro "Dream Team" internacional.

A revelação dos titulares é apenas o primeiro passo. A lista completa com os 14 reservas, escolhidos pelos técnicos do All-Star Game, será anunciada nas próximas semanas, fechando o elenco de 24 atletas para o espetáculo em Los Angeles.