Operação policial no Chapadão prende 4 e desmonta esquema do CV
Polícia mira tráfico e receptação no Complexo do Chapadão

Uma grande operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro atingiu, na manhã desta quarta-feira, 14 de janeiro de 2026, o Complexo do Chapadão, na Zona Norte da capital. A ação tem como alvo principal a repressão a crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e receptação de bens roubados, desarticulando um núcleo operacional do Comando Vermelho (CV).

Alvo: núcleo logístico do crime organizado

De acordo com as investigações, a área dominada pela facção criminosa funcionava como um centro de recebimento e distribuição de cargas ilegais. No local, os criminosos administravam não apenas o tráfico, mas também uma ampla rede de receptação de veículos e outros bens provenientes de roubos e furtos em todo o estado.

Os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão também no interior fluminense, especificamente na cidade de Teresópolis. A expansão das diligências para fora da capital se deve à descoberta de que o esquema criminoso utilizava endereços na serra como pontos de apoio logístico, armazenamento e ocultação de recursos.

Arsenal e prisões em flagrante

Até o momento, a operação resultou na prisão em flagrante de quatro pessoas. Em uma das buscas realizadas, os policiais encontraram e apreenderam um fuzil, granadas, munição e coletes balísticos, evidenciando o poderio bélico do grupo.

A incursão é conduzida por uma força-tarefa que reúne especialistas da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil, com o apoio operacional do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar.

Esquema financeiro e expansão geográfica

O inquérito policial revelou que a organização ia além dos crimes patrimoniais e do narcotráfico. Os investigadores identificaram sofisticados mecanismos de lavagem de dinheiro, utilizados para movimentar e esconder os vultosos recursos financeiros de origem ilegal.

Em nota, a Polícia Civil detalhou a estrutura: “O Complexo do Chapadão é apontado como o núcleo operacional das atividades ilícitas, enquanto outros municípios funcionam como extensão da engrenagem criminosa”. A operação desta quarta-feira visa cortar as linhas de financiamento e logística que sustentam essa rede criminosa em múltiplas frentes.