Chefe do TCP é baleado após troca de tiros com PM em Cariacica, ES
Líder do TCP baleado em confronto com PM no ES

Um confronto entre policiais militares e um suspeito apontado como chefe do tráfico de drogas terminou com um homem baleado na noite de sexta-feira (2), em Cariacica, região metropolitana da Grande Vitória, no Espírito Santo.

Suspeito é cercado e atira contra os PMs

De acordo com informações da Polícia Militar, a ação foi desencadeada após o Serviço de Inteligência indicar que o indivíduo estaria em uma distribuidora de bebidas no bairro Flexal II. Policiais da Força Tática do 7º Batalhão se deslocaram até o local e realizaram um cerco.

Ao perceber a presença dos militares, o suspeito identificado como Jonas Cesário, de 30 anos, tentou fugir pulando para o quintal de um imóvel vizinho, mas acabou sendo cercado pela tropa. Durante a abordagem, Jonas atirou contra os policiais, que revidaram a agressão. Na troca de tiros, ele foi atingido por disparos.

Quem é o "Tonzinho" ou "Fazendeiro"

Conhecido pelos apelidos de "Tonzinho" e "Fazendeiro", Jonas Cesário é apontado pela polícia como o chefe do Terceiro Comando Puro (TCP) na região do Campo do Apolo. Segundo as investigações, ele tem ligação com Adair Fernandes da Silva, o "Dadá", que está preso e é considerado o líder do tráfico nas regiões de Flexal e Santana.

O comandante-geral da PM-ES, coronel Douglas Caus, confirmou a operação e os detalhes do confronto, que integra as ações de combate ao crime organizado no estado.

Internação sob escolta e futura prisão

Após ser baleado, Jonas Cesário foi socorrido e permanece internado em um hospital da região, sob escolta policial. A Polícia Civil já o autuou em flagrante pelos crimes de tentativa de homicídio qualificado contra agente de segurança pública no exercício da função e por porte de arma de fogo de uso restrito.

A determinação das autoridades é clara: assim que receber alta médica, o suspeito será imediatamente encaminhado ao sistema prisional para responder aos processos judiciais. O caso ocorre em meio a um cenário de tensão e conflitos entre facções criminosas que têm aterrorizado moradores de vários bairros da Grande Vitória.