Rio de Janeiro pode chegar a 39ºC no domingo; estado emite alerta de calor
Rio alerta para calor de 39ºC no domingo; veja cuidados

O estado do Rio de Janeiro se prepara para um fim de semana de calor intenso, com previsão de temperaturas que podem atingir os 39 graus Celsius na capital neste domingo (11). As autoridades estaduais emitiram um alerta devido às condições climáticas que colocam em risco a saúde da população.

Protocolo de Calor é ativado

Na manhã desta sexta-feira (9), às 9h45, a cidade do Rio de Janeiro atingiu o segundo nível do Protocolo de Calor (CALOR 2). Este protocolo, que possui cinco níveis de intensidade, é acionado quando a temperatura fica acima de 36°C por um ou dois dias consecutivos, durante quatro horas ou mais.

Cidades em alerta severo

Diante da previsão de altas temperaturas persistindo, sete municípios da região metropolitana já entraram em nível de alerta severo. A lista inclui Belford Roxo, Japeri, Maricá, Piraí, Queimados, São Gonçalo, Seropédica, Nova Iguaçu, Guapimirim e Itaguaí.

A previsão das autoridades é que a capital, a cidade do Rio de Janeiro, também entre para esta lista de alerta a partir da próxima segunda-feira (12), caso as condições de calor extremo se mantenham.

Recomendações para se proteger do calor

A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, reforçou uma série de cuidados essenciais para a população enfrentar os dias de calor intenso com segurança.

É fundamental manter uma boa hidratação ao longo de todo o dia, bebendo água com frequência mesmo sem sentir sede. O uso de roupas claras, leves e de tecidos que facilitem a transpiração também é indicado.

As autoridades recomendam evitar a exposição direta ao sol nos horários de pico de calor, que geralmente ocorrem entre 10h e 16h. Quando for inevitável sair nesse período, é imprescindível utilizar proteção solar adequada.

"É importante utilizar proteção solar, como bonés, chapéus e óculos escuros", alerta a secretária Claudia Mello. Esses acessórios ajudam a proteger a cabeça, o rosto e os olhos dos raios solares mais intensos.

Com essas medidas, a população pode reduzir os riscos de insolação, desidratação e outros problemas de saúde associados às ondas de calor, aproveitando o verão carioca com mais segurança.