Casal desaparece após carro ser arrastado por enxurrada na Zona Sul de SP
Casal desaparece com carro arrastado por enxurrada em SP

Um casal de idosos desapareceu na tarde de sexta-feira (16) após o carro em que estavam ser arrastado por uma forte enxurrada na Zona Sul de São Paulo. As buscas pelo casal foram retomadas na manhã deste sábado (17) pelo Corpo de Bombeiros.

O momento do acidente captado em vídeo

Um vídeo enviado à TV Globo registra o instante dramático em que o veículo branco, com Maria Deusdete da Mata Ribeiro, 67 anos, e Marcos da Mata Ribeiro, 68 anos, é levado pela correnteza. As imagens foram feitas na altura do número 385 da Avenida Carlos Caldeira Filho.

No registro, é possível ver o carro quase totalmente submerso. A porta do passageiro estava aberta e Maria Deusdete aparece na beirada do veículo. Testemunhas que presenciaram a cena começaram a gritar por socorro, pedindo para que a mulher saísse do carro. Em seguida, o automóvel desaparece sob as águas turbulentas.

Buscas intensivas nas galerias pluviais

Os trabalhos de resgate foram retomados às 6h50 deste sábado (17). Os socorristas percorrem as galerias pluviais da região onde o carro foi filmado, na tentativa de encontrar qualquer sinal do casal. A área de buscas se estende até o Rio Pinheiros, também localizado na Zona Sul da capital.

As operações já haviam sido realizadas durante a tarde de sexta-feira, mas as vítimas não foram localizadas. A família informou à TV Globo que o casal voltava para casa no momento da tragédia. Eles têm dois filhos e quatro netos.

Chuva causa caos e outros incidentes na Grande SP

A forte chuva que atingiu São Paulo e o ABC Paulista na tarde de sexta-feira causou transtornos generalizados. A capital paulista entrou em estado de atenção para alagamentos às 15h10, com o término do alerta ocorrendo às 19h10.

A cidade de São Paulo registrou 78 mm de chuva em 24 horas. Outros municípios também tiveram altos índices pluviométricos:

  • Santo André: 92 mm
  • Mauá: 77 mm
  • Itapecerica da Serra: 75 mm
  • Ribeirão Pires: 74 mm

Além do desaparecimento do casal, a tempestade provocou uma série de ocorrências. A Defesa Civil da capital atendeu, entre 7h e 18h30, a 19 casos de queda de árvore e 13 de desabamento. Houve também um registro de deslizamento na Zona Sul.

Em um incidente separado, no Capão Redondo, um homem teria entrado na correnteza para tentar ajudar ocupantes de um veículo submerso e também não retornou. A Polícia Militar informou que essa vítima não foi localizada, e as condições para continuar as buscas serão analisadas.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou, às 17h, diversos problemas na sinalização e um índice de lentidão de 537 km na cidade. As equipes das prefeituras afetadas seguem trabalhando na limpeza e normalização das áreas atingidas pelo temporal.