Um ato de preparo e sangue frio evitou uma tragédia em uma farmácia de Palmas, capital do Tocantins. Na última sexta-feira (18), o farmacêutico Marcos Vinicius Lima, de 28 anos, salvou a vida de um bebê que estava engasgado com um pedaço de melancia. As imagens de segurança registram o momento de tensão e o rápido socorro prestado pelo profissional.
Momento de desespero e ação rápida
O caso ocorreu no final da tarde, em uma farmácia da região central da cidade. De acordo com o relato de Marcos, a mãe chegou ao estabelecimento desesperada, pedindo ajuda para o filho. O farmacêutico, que estava atendendo outro cliente, interrompeu imediatamente o que fazia para socorrer a criança.
"Eu estava em um atendimento, quando eu vi essa situação, interrompi o atendimento, logo em seguida fui prestar o socorro", contou Marcos. "Fiz as manobras de desengasgo, né? E a mãe apavorada, chorando, e eu falei: 'Vai dar certo'. Eu fiz as manobras e consegui salvar a criança".
As câmeras mostram o profissional pegando a criança, virando-a de costas e aplicando com precisão as técnicas de primeiros socorros para desobstruir as vias aéreas. Após o sucesso da manobra, ele deu um pouco de água para o bebê, que foi se acalmando junto com a mãe.
Treinamento fez a diferença em situação de emergência
Marcos Vinicius, que se formou em farmácia em julho de 2024, destacou que, apesar da tensão do momento, seu preparo profissional foi fundamental. Esta foi a primeira vez que ele precisou agir no salvamento de um bebê em uma situação real de engasgo.
"Foi um momento de muita tensão, mas ao mesmo tempo de foco", explicou. "Como farmacêutico, a gente é treinado para agir em situações de emergência, então procurei manter a calma e fazer o que precisava ser feito. O mais importante para mim foi conseguir ajudar e ver o bebê ficar bem".
O jovem farmacêutico reforçou a importância da capacitação: "Nunca tinha vivenciado uma situação exatamente assim. Graças ao preparo e aos treinamentos que tive como profissional da saúde, consegui agir com calma e segurança".
O que fazer em caso de engasgo? Bombeiro explica
Em entrevista à TV Anhanguera, o bombeiro Thiago Baltazar dos Santos relembrou os procedimentos essenciais para situações de engasgo. O primeiro passo é sempre acionar o serviço de emergência, ligando para o 193 (Bombeiros) ou 192 (Samu).
Conhecer as manobras de desengasgo pode salvar vidas, especialmente quando se trata de crianças. A técnica aplicada por Marcos, adequada para bebês, envolve posicionar a criança de bruços sobre o antebraço, com a cabeça mais baixa que o tronco, e dar golpes firmes nas costas, entre as escápulas.
Para adultos e crianças maiores, a manobra de Heimlich (compressões abdominais) é a mais indicada. A rapidez no atendimento é crucial, pois a falta de oxigênio pode causar danos cerebrais em poucos minutos.
O caso em Palmas serve como um importante alerta sobre a necessidade de conhecimento em primeiros socorros e destaca o papel vital dos profissionais de saúde, mesmo em ambientes inesperados.