Diálogo entre Trump e Xi Jinping aborda Taiwan e cooperação comercial
O vice-ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Chen Ming-chi, afirmou nesta quinta-feira, 5, que a ligação telefônica entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu homólogo chinês, Xi Jinping, contribui para estabilizar a região. A declaração foi feita à agência de notícias France-Presse poucas horas depois de a agência chinesa Xinhua informar que Xi disse a Trump que os dois poderiam resolver as divergências bilaterais com base no respeito mútuo, mas que os EUA deveriam agir com cautela em suas vendas de armas a Taiwan.
Trump detalha conversa em redes sociais
Após a conversa, em uma publicação nas redes sociais, o republicano disse que a ligação foi longa e detalhada. Segundo o presidente norte-americano, além do comércio, os dois falaram sobre:
- Questões militares
- A guerra entre a Rússia e a Ucrânia
- A situação atual com o Irã
- Taiwan
- A viagem que Trump pretende fazer à China em abril
Em sua postagem, Trump escreveu: "[Falamos] sobre a compra de petróleo e gás dos Estados Unidos pela China, e sobre a China considerar comprar produtos agropecuários adicionais, incluindo o aumento da cota de soja para 20 milhões de toneladas na safra atual (eles se comprometeram com 25 milhões de toneladas para a próxima safra!)".
Relacionamento entre líderes é destacado
O republicano também afirmou que tanto o relacionamento dos EUA com a China quanto o seu relacionamento pessoal com Xi Jinping são extremamente bons, reiterando que ambos os líderes sabem o quão importante é mantê-los assim. "Acredito que muitos resultados positivos serão alcançados nos próximos três anos da minha presidência relacionados ao presidente Xi e à República Popular da China", completou Trump.
Em resposta, o presidente chinês afirmou que está disposto a fazer coisas boas e grandes em prol da relação entre a China e os Estados Unidos, reiterando que o bom relacionamento entre os dois países é de grande importância. As informações são da mídia estatal chinesa. O presidente chinês também disse que Trump deveria melhorar a comunicação e que os dois presidentes deveriam "lidar com as diferenças de forma adequada".
Contexto de tensões e iniciativas recentes
A conversa entre os dois líderes aconteceu pouco tempo depois de o presidente chinês ter uma reunião virtual com o presidente russo, Vladimir Putin, e apenas dois dias após Trump ter anunciado a criação de um estoque estratégico de minerais críticos para conter a China. "Por anos, empresas americanas correram o risco de ficar sem minerais críticos durante interrupções de mercado", disse Trump durante evento no Salão Oval na última segunda-feira, 2.
"Hoje estamos lançando o que será conhecido como Project Vault [Projeto Caixa-Forte], para garantir que empresas e trabalhadores americanos nunca sejam prejudicados por qualquer escassez", acrescentou. Washington tem se mobilizado para contrabalançar o que os formuladores de políticas consideram manipulação chinesa nos preços de lítio, níquel, terras raras e outros minerais críticos, essenciais para a produção de:
- Veículos elétricos
- Armamentos de alta tecnologia
- Diversos outros produtos industrializados
Essa situação tem dificultado a operação das mineradoras americanas há anos, criando um pano de fundo complexo para as relações bilaterais. As informações são complementadas por agências de notícias internacionais, incluindo Reuters e AFP.