A cidade de Vitória se prepara para receber o ano de 2026 com grandes celebrações, e para garantir a segurança e fluidez do tráfego durante as festas, a Prefeitura Municipal anunciou uma série de interdições em vias da capital. Paralelamente, o sistema de transporte público Transcol terá um esquema especial, com a operação de linhas extras e reforço em diversos itinerários para facilitar o deslocamento dos capixabas.
Interdições de Trânsito na Capital
As interdições em Vitória começaram a valer na sexta-feira, 30 de dezembro, em algumas áreas. O principal foco das restrições é a Avenida Dante Michelini, na orla de Camburi. No sentido Centro–Jardim Camburi, o fechamento ocorre a partir das 20h, no trecho entre o Píer de Iemanjá e as proximidades da Avenida Adalberto Simão Nader.
Já no sentido contrário, Jardim Camburi–Centro, a interdição começa mais tarde, às 22h, no mesmo trecho. A previsão é que as vias sejam reabertas às 2h da madrugada do dia 1º de janeiro, podendo este horário ser estendido conforme a necessidade.
Motoristas que precisam se deslocar pela região devem utilizar como rotas alternativas a Avenida Fernando Ferrari, próximo à Ufes, e a Rodovia das Paneleiras, em Grande Goiabeiras.
Na região da Grande São Pedro, os acessos à Avenida Beira-Mar já estão interditados desde terça-feira, 30 de dezembro, com a liberação do tráfego prevista apenas após o término dos shows do dia 1º de janeiro.
Esquema Reforçado de Ônibus (Transcol)
Para garantir que todos possam chegar às praias e aos pontos de festa, a Ceturb-ES preparou uma ampla programação especial. O serviço noturno convencional, conhecido como "bacurau", funcionará normalmente, mas haverá reforço com viagens extras em diversas linhas nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.
Serão criadas quatro linhas especiais com destino à área do palco de shows na Avenida Adalberto Simão Nader, saindo dos terminais Jardim América, Campo Grande, Carapina e Vila Velha, com horários entre 20h30 e 23h40.
Além disso, uma novidade para esta virada é a linha circular saindo do terminal Carapina, que passará por Manguinhos, Bicanga, Balneário de Carapebus e Novo Horizonte, com 15 partidas entre 00h01 e 02h20.
Diversas linhas regulares terão viagens extras no dia 31, com destaque para as que atendem balneários como Praia da Costa, Jacaraípe e Nova Almeida. No dia 1º de janeiro, logo após a virada, linhas como a 845, 854 e 831 também terão horários adicionais para trazer o público de volta para casa.
É importante ficar atento: devido às interdições na Dante Michelini, 13 linhas de ônibus sofrerão desvios a partir das 20h. Os desvios utilizarão avenidas como Saturnino de Brito, Desembargador Santos Neves, Fernando Ferrari e Rodovia das Paneleiras.
Programação de Shows e Fogos de Artifício
Vitória terá três pontos principais de celebração: a orla de Camburi, São Pedro e Santo Antônio. Em Camburi, os shows ficam por conta de Beto Kauê e Elba Ramalho, e a queima de fogos, com 17 toneladas de material pirotécnico, será lançada de 12 balsas e terá 14 minutos de duração.
Em São Pedro, três balsas garantirão oito minutos de espetáculo luminoso sobre a baía. Já em Santo Antônio, outras duas balsas completarão a celebração, também com oito minutos de efeitos.
Vila Velha, que não terá interdições de trânsito, espera receber mais de um milhão de pessoas em sua orla. A cidade contará com 16 pontos de fogos de baixo ruído, sendo 12 no mar e quatro na areia, em um espetáculo de 14 minutos. A animação musical ficará por conta de torres com DJs locais a partir das 20h.
Com este planejamento integrado entre interdições, transporte e segurança, as prefeituras da Grande Vitória buscam oferecer uma passagem de ano segura e organizada para todos os moradores e visitantes.