O Flamengo iniciou sua caminhada no Campeonato Carioca de 2026 de forma peculiar, mas com um resultado que pode ser considerado positivo dado o contexto. Neste domingo, 11 de janeiro, a equipe rubro-negra, formada exclusivamente por atletas das categorias de base, os chamados Garotos do Ninho, empatou com a Portuguesa por 1 a 1. O duelo, válido pela quinta rodada (antecipada), foi realizado no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.
Jogo equilibrado e chances desperdiçadas
O Flamengo, sob o comando do técnico Bruno Pivetti, começou a partida dominando as ações e criando as melhores oportunidades. Ainda na primeira etapa, Wallace Yan desperdiçou uma chance cara a cara com o goleiro Douglas Borges. Pouco depois, o mesmo atacante finalizou por cima do gol após um cruzamento preciso de Daniel Sales. Apesar da posse de bola e do volume ofensivo, o primeiro tempo terminou sem gols.
A Portuguesa, mais incisiva no segundo tempo, conseguiu abrir o placar aos 12 minutos. Após cruzamento de Guilherme Silveira, a bola desviou na defesa rubro-negra e sobrou para Rhuan, que não perdoou: 1 a 0 para o time da Ilha do Governador.
Reação heroica nos acréscimos
Em desvantagem, os jovens do Flamengo aumentaram a pressão em busca do empate. Aos 20 minutos do segundo tempo, Alan Santos, que havia entrado no lugar de Douglas Telles, chutou muito perto da trave. A insistência deu resultado já nos acréscimos. Aos 49 minutos, Wallace Yan cruzou da direita e encontrou o capitão Iago, que subiu mais que todos e cabeceou com maestria para marcar o gol da igualdade: 1 a 1.
O lance final do jogo gerou polêmica. Camargo, do Flamengo, sofreu uma falta de Lucas Costa dentro da área, mas o árbitro Pierry Dias dos Santos não marcou o pênalti e apitou o fim da partida, mesmo com os jogadores aguardando uma possível revisão pelo VAR.
Próximos passos no Cariocão
Com o ponto conquistado na estreia, o Flamengo segue na competição ainda com o time da base. A próxima partida do Rubro-Negro no Cariocão 2026 será na quarta-feira, 14 de janeiro, contra o Bangu, no estádio Moça Bonita. A Portuguesa, por sua vez, também soma seu primeiro ponto na tabela de classificação.
Escalações:
Flamengo: Léo Nannetti; Daniel Sales, Iago, João Victor e Johnny; Lucas Vieira (Kaio Nobrega), Pablo (Camargo) e Guilherme; Douglas Telles (Alan Santos), Joshua (David Viana) e Wallace Yan. Técnico: Bruno Pivetti.
Portuguesa: Douglas Borges; Sávio, Carlos Henrique, Lucas Costa e Guilherme Santos; Henrique Rocha (Léo Cruz), João Paulo (Albert), Bruno Mota (Romarinho) e Guilherme Silveira (Uelber); Rhuan e Léo Muchacho (Anderson Rosa). Técnico: Alex Nascif.
Ficha Técnica:
- Flamengo 1x1 Portuguesa – Campeonato Carioca | 5ª Rodada (adiantada)
- Local: Estádio Raulino de Oliveira, Volta Redonda-RJ
- Data e horário: 11/01/2026, às 18h
- Arbitragem: Pierry Dias dos Santos (RJ), Daniel de Oliveira Alves Pereira (RJ) e Júlio César Souza Gaudênio (RJ)
- Cartões amarelos: João Paulo (POR), Daniel Sales (FLA), Léo Muchacho (POR), Lucas Costa (POR), Iago (FLA) e Uelber (POR)
- Gols: Rhuan (12’ do 2ºT) e Iago (49’ do 2ºT)