Valéria Valenssa, a Eterna Globeleza, brilha como Embaixadora do Carnaval de Santos
Valéria Valenssa desfila como Embaixadora do Carnaval de Santos

A noite desta sexta-feira (6) foi marcada por um momento histórico no Carnaval de Santos, com a presença ilustre de Valéria Valenssa, a eterna Globeleza, que desfilou na Passarela Dráuzio da Cruz como Embaixadora do Carnaval Santista. Aos 54 anos, a sambista, que se tornou um símbolo das transmissões do Carnaval na TV Globo na década de 1990, esbanjou simpatia ao cumprimentar o público nas arquibancadas e camarotes, sendo calorosamente aplaudida por todos os presentes.

Uma trajetória de emoção e reconhecimento

Valéria Valenssa foi nomeada Embaixadora do Carnaval de Santos em novembro de 2025 pela Secretaria de Cultura, um título que compartilha desde 2018 com o cantor e intérprete de sambas enredos, Neguinho da Beija-Flor. Durante o desfile, ela não escondeu a emoção de fazer parte dessa celebração, declarando: "Estou muito feliz de estar aqui e fazer parte da história do Carnaval de Santos. Estou amando e amanhã estarei aqui novamente".

Retorno à vinheta do Carnaval Globeleza

Além do desfile em Santos, Valéria Valenssa teve outro motivo para comemorar neste ano. Ela retornou à vinheta do Carnaval Globeleza ao lado de Erika Moura, a última representante do posto, em uma edição especial que homenageia Jorge Aragão, um dos grandes nomes do samba brasileiro. Sobre essa experiência, Valéria afirmou: "É um privilégio muito grande estar nessa vinheta em homenagem ao Jorge Aragão e, pela primeira vez, estar junto com ele. Para mim, foi realmente um privilégio".

Interação com o público e legado cultural

A interação de Valéria Valenssa com o público durante o desfile foi um destaque, reforçando sua conexão com os fãs e sua paixão pelo samba. Sua presença não apenas enriqueceu o evento, mas também simbolizou a continuidade de uma tradição cultural que atravessa gerações, unindo passado e presente no Carnaval brasileiro.