Mais de 70 blocos abrem Carnaval 2026 no Rio em fim de semana animado
Carnaval carioca começa com mais de 70 blocos nas ruas

O Rio de Janeiro deu início ao calendário não-oficial do Carnaval 2026 com grande animação. No primeiro fim de semana do ano, mais de 70 blocos tomaram as ruas da cidade, antecipando a folia que se intensifica nas próximas semanas.

Programação de ensaios abertos atrai foliões

Neste sábado (10) e domingo (11), a agenda carnavalesca continua repleta de opções gratuitas e pagas. No centro do Rio, o já consagrado bloco Desliga da Justiça realiza seu ensaio aberto. A concentração começa às 14h na Rua do Carmo e se estende até a noite, com a participação também dos blocos Que Bloco É Esse e do Blocobuster – este último dedicado a fãs de trilhas sonoras de cinema.

Também no sábado, a Lapa recebe a apresentação do Nosso Bloco, a partir das 16h. Para quem curte os sucessos dos anos 2000, o Summer Eletro Bloco faz ensaio pago na Rua da Carioca, com início às 20h.

Domingo tem folia no Centro e em Niterói

No domingo, a programação segue com o ensaio aberto do bloco Agytoê, a partir das 14h, no centro do Rio. Em Niterói, na região de Icaraí, o bloco Sinfônica Ambulante se apresenta às 16h, levando música clássica com uma roupagem carnavalesca para as ruas.

Além dos blocos com programação definida, a Prefeitura informa que outros grupos espontâneos devem ocupar espaços como a Praça Paris e o Aterro do Flamengo durante todo o final de semana.

Escolas de samba tradicionais iniciam ensaios de rua

O universo das agremiações também começa a esquentar os tamborins. Escolas tradicionais realizam ensaios de rua gratuitos em suas comunidades. Neste fim de semana, a Mangueira (Maracanã), a Portela (Oswaldo Cruz) e a Imperatriz Leopoldinense (Ramos) promovem apresentações a partir das 17h.

Em Niterói, as escolas Unidos do Viradouro e Acadêmicos de Niterói ensaiam no domingo à noite. Ambas se apresentam na Avenida Ernani Amaral Peixoto, prometendo mostrar um pouco do que preparam para o próximo Carnaval.

A partir do próximo sábado (17) e domingo (18), o número de cortejos deve aumentar significativamente. Blocos já esperados, como Carrossel de Emoções, Nem Muda, Nem Sai de Cima e Chá da Alice, estão previstos para desfilar, consolidando a pré-temporada da maior festa popular do país.