O tradicional camarote Expresso 2222 anunciou uma emocionante homenagem para a sua 26ª edição no Carnaval de Salvador. A atração, localizada no famoso circuito Barra-Ondina, será dedicada à memória da cantora e artista Preta Gil, que faleceu em julho do ano passado, aos 50 anos.
Uma Celebração da Vida e da Alegria
O anúncio foi feito oficialmente na última segunda-feira, dia 5, através de uma publicação nas redes sociais do camarote. A mensagem destacou o espírito contagiante de Preta Gil. A organização descreveu a artista como "a dona da risada contagiante, a mulher feita de carnaval, alegria e fé", celebrando também seus papéis como amiga, mãe, avó, irmã e filha.
A publicação reforçou que, em 2026, o Expresso 2222 celebrará tudo o que Preta representava: amor, felicidade, amizade, força e fé. "Para sempre em todas as nossas histórias de carnaval, no nosso coração e nas nossas vidas. Para sempre Preta no Expresso 2222", finalizou o texto.
A Luta Contra a Doença
Preta Gil faleceu em Nova York, nos Estados Unidos, onde realizava um tratamento experimental contra um câncer no intestino. Ela havia iniciado o tratamento da doença em janeiro de 2023. A artista passou por um tratamento inicial no Brasil, que incluiu quimioterapia, radioterapia e uma cirurgia para remoção de tumores em agosto de 2024.
No entanto, o câncer retornou em outras regiões do corpo, o que a levou a retomar as intervenções médicas. Nos EUA, ela se hospedava em Nova York e viajava para Washington para receber atendimento em um centro médico especializado.
Vida Pessoal e Legado
Preta Gil era filha do renomado cantor e ex-ministro Gilberto Gil com Sandra Gadelha, a terceira esposa do artista. Da relação do casal, nasceram também Pedro e Maria. Preta tinha ainda outros cinco irmãos: Nara e Marília (filhas de Gil com Belina de Aguiar) e Bem, José e Bela Gil (filhos do cantor com Flora).
Sua vida amorosa incluiu uniões com o ator Otávio Müller, com quem foi casada entre 1994 e 1995 e teve seu único filho, Francisco Gil. Francisco é pai de Sol de Maria, a única neta de Preta. Posteriormente, a cantora se casou com o mergulhador Carlos Henrique Lima, de 2009 a 2013. Em seguida, iniciou um relacionamento com Rodrigo Godoy, com quem se casou em 2015. O casamento durou até 2023, com o término ocorrendo durante o tratamento de saúde de Preta.
A organização do camarote Expresso 2222 finalizou a homenagem lembrando que Preta era apaixonada pela vida e pelas pessoas, sendo uma verdadeira especialista em transformar tudo em festa. Uma característica que se funde perfeitamente com a essência do Carnaval baiano.