A revista americana Variety divulgou, nesta quarta-feira, 7 de janeiro de 2026, suas previsões finais para a cerimônia do Globo de Ouro, que será realizada em Los Angeles no próximo domingo, 11 de janeiro. O destaque das apostas é o ator brasileiro Wagner Moura, que, mesmo após não ter vencido o The Actor Awards, segue apontado pela publicação como o grande favorito para levar a estatueta de melhor ator.
Favoritismo mantido apesar de revés anterior
Segundo a análise da Variety, Moura tem grandes chances de "fazer história" ao vencer a categoria. A publicação avalia que ele superaria "por pouco" o concorrente Michael B. Jordan, indicado pelo filme de terror musical Pecadores. O texto ressalta que Wagner Moura é o primeiro brasileiro indicado na categoria de melhor ator e que parece estar seguindo os passos da compatriota Fernanda Torres, vencedora do Globo de Ouro no ano anterior por Ainda Estou Aqui.
Brasil na disputa de filme em língua não-inglesa
Além da categoria de atuação, a produção brasileira também é mencionada na disputa de melhor filme em língua não-inglesa. O longa O Agente Secreto, estrelado por Moura, aparece nas conversas entre votantes como um possível vencedor, segundo a revista. No entanto, o favoritismo principal nesta categoria recai sobre o tocante drama iraniano Foi Apenas um Acidente, dirigido por Jafar Panahi.
A Variety demonstra consistência em seu apoio ao cinema brasileiro, uma vez que também "apostou alto" em Fernanda Torres na temporada de premiações anterior. A expectativa agora é para ver se as previsões da renomada publicação americana se confirmarão no palco do Globo de Ouro, marcando mais um capítulo vitorioso para a representação artística do Brasil no cenário internacional.