Um cabo da Polícia Militar foi preso na última sexta-feira (26) sob a acusação de cometer um roubo a um estabelecimento comercial na Vila Mimosa, conhecida área de prostituição na zona norte do Rio de Janeiro. A prisão foi efetuada por agentes da Corregedoria da própria PM e da 18ª Delegacia de Polícia.
Detalhes do crime ocorrido em dezembro
De acordo com as investigações, o crime aconteceu ainda no mês de dezembro. O policial militar, identificado como João Luiz Coutinho da Silva, de 42 anos, teria invadido o local portando uma arma de fogo. Em seguida, ele rendeu funcionários e clientes que estavam no estabelecimento.
A ação criminosa foi toda registrada por câmeras de segurança. Nas imagens, é possível ver o cabo levando telefones celulares e todo o dinheiro que estava no caixa do comércio.
Prisão e apreensão de arma
A prisão do cabo ocorreu apenas três dias após o roubo. Os policiais o encontraram na casa de uma namorada, no bairro de Curicica, localizado na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.
Durante a ação de prisão, os agentes realizaram uma busca no local e encontraram um armamento ilegal. Foi apreendida uma pistola Beretta, três carregadores e uma quantidade de munições.
O policial preso é lotado no 39º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Belford Roxo, na região metropolitana do Rio. As autoridades não descartam a participação de outras pessoas no assalto e continuam as investigações para apurar todos os detalhes do caso.
Contexto de segurança no estado
O caso do cabo preso chama a atenção no contexto da segurança pública. Enquanto um policial é acusado de cometer um crime, dados divulgados recentemente mostram uma queda nos índices de roubos e homicídios no estado de São Paulo, que atingiram os patamares mais baixos desde o início da série histórica, em 2001.
Contudo, o mesmo relatório aponta um dado alarmante: o estado registrou, entre janeiro e novembro, o maior número de feminicídios e de agressões contra mulheres da sua história, com 233 assassinatos e 61,4 mil casos de lesão corporal dolosa.