PM usa porta de viatura para prensar pernas de suspeito detido em Mauá, SP
Uma câmera de segurança flagrou um policial militar agredindo com chutes e usando a porta da viatura para prensar as pernas de um homem que já estava detido por suspeita de furto em Mauá, na Grande São Paulo, na última quinta-feira (29).
Sequência da agressão registrada em vídeo
No registro, o agente aparece ao lado da viatura. Momentos depois, ele abre o porta-malas, começa a discutir com o homem e passa a chutá-lo. Em seguida, o militar passa a fechar a porta da viatura nas pernas dele.
O homem, então, consegue sair do camburão, e o agente tenta contê-lo, mas não consegue. A Polícia Militar informou que o homem que fugiu foi apontado por funcionários de uma farmácia como autor de furtos ocorridos no estabelecimento.
Recaptura e procedimentos legais
Na madrugada do dia 30 de janeiro, o indivíduo foi novamente detido pela PM e conduzido ao 1º Distrito Policial de Mauá, onde a autoridade policial tomou ciência dos fatos. O delegado de polícia optou pela liberação do indivíduo, informando que dará prosseguimento às diligências para a busca de materialidade e eventual indiciamento pelos crimes de furto cometidos.
Resposta institucional e investigação
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) disse que a abordagem registrada não condiz com os protocolos e diretrizes da corporação. Foi instaurado um Inquérito Policial Militar para apurar os fatos e as devidas responsabilizações.
A situação expõe questões sobre conduta policial e procedimentos de detenção, com a SSP enfatizando o compromisso com a apuração rigorosa dos eventos ocorridos em Mauá.