Suspeito de assalto a cooperativa Sicoob em São Luís é preso em Cajapió
Suspeito de assalto a Sicoob é preso na Baixada Maranhense

Suspeito de assalto a cooperativa de crédito é preso no interior do Maranhão

Um dos suspeitos de participar do assalto à cooperativa de crédito Sicoob, localizada no bairro Cohab, em São Luís, foi preso na tarde desta segunda-feira, 19 de agosto, na cidade de Cajapió, na Baixada Maranhense. Tiago Antônio Moraes Lopes é apontado pelas autoridades como um dos criminosos que invadiu a agência no dia 11 de novembro do ano passado.

Detalhes da prisão e mandados em aberto

A prisão foi realizada por uma equipe do 36º Batalhão de Polícia Militar de Viana, na rua da Chapadinha, em cumprimento a um mandado de prisão temporária expedido pelo Plantão Judiciário Criminal da Comarca da Ilha de São Luís. Durante os procedimentos, os policiais constataram ainda a existência de um mandado de prisão preventiva em aberto, expedido pela Comarca de São Vicente Férrer, no Maranhão.

Esse mandado adicional refere-se aos crimes de porte ilegal de arma de fogo e descumprimento de medidas cautelares, em um processo que apura roubo majorado contra as Lojas Americanas, também em São Luís. Após a captura, o homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde foram adotadas as providências legais cabíveis.

Relembre o caso do assalto à Sicoob

O crime ocorreu na manhã de 11 de novembro de 2025, quando dois homens invadiram a agência da Sicoob no bairro Cohab. Segundo as investigações, um dos assaltantes entrou no local se passando por cliente, portando um possível simulacro de arma de fogo, enquanto o segundo criminoso anunciou o assalto. Eles renderam clientes, funcionários e seguranças, fugindo em seguida com uma quantia em dinheiro.

Após o assalto, as forças de segurança foram rapidamente mobilizadas, com um helicóptero do Centro Tático Aéreo (CTA) chegando a fazer um pouso no meio da Avenida Jerônimo de Albuquerque durante as buscas pelos criminosos. O coronel Marcelo, comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), informou que o assalto teve início por volta das 10h20.

Investigações em andamento

A Polícia Civil, por meio do Departamento de Roubo a Instituição Financeira (Decrif), segue conduzindo as investigações, que incluem:

  • Coleta e análise de imagens do local do crime
  • Oitiva de testemunhas
  • Análise de dados de diferentes naturezas

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) destacou que imagens do local foram enviadas pela Polícia Militar para o serviço de inteligência, com o objetivo de identificar todos os envolvidos. A Sicoob, procurada para se manifestar sobre o caso, ainda não emitiu um posicionamento oficial.