69 cidades de Goiás em alerta de tempestade com ventos de 60 km/h neste sábado
Alerta de tempestade para 69 cidades de Goiás

O estado de Goiás está em alerta meteorológico para a ocorrência de tempestades intensas neste sábado, dia 17. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 69 municípios podem ser atingidos por fortes rajadas de vento, que podem chegar a 60 quilômetros por hora, e há risco de chuva de granizo.

Áreas de maior risco e previsão detalhada

O alerta emitido pelo Inmet tem validade para este sábado e abrange principalmente as regiões sul e sudoeste do estado. No entanto, cidades de outras áreas também estão na lista de alerta. Na região oeste, por exemplo, a previsão de mau tempo se concentra em apenas três municípios: Caiapônia, Doverlândia e Jandaia.

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) também fez suas previsões para o período. O órgão estadual prevê pancadas de chuva em áreas isoladas e tempestades de forma localizada. Segundo o Cimehgo, 34 municípios podem registrar chuva intensa acompanhada de raios e ventos superiores a 50 km/h.

Contraste com a capital

Enquanto grande parte do estado se prepara para o mau tempo, a previsão para a capital, Goiânia, é de tempo aberto. O Cimehgo indica sol e temperatura máxima de 33°C, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas, mas sem a intensidade e os alertas previstos para as outras regiões.

Lista completa das cidades em alerta

Confira abaixo a relação dos 69 municípios goianos que estão sob alerta de tempestade do Inmet para este sábado:

Acreúna, Água Limpa, Aloândia, Anhanguera, Aparecida do Rio Doce, Aporé, Bom Jesus de Goiás, Buriti Alegre, Cachoeira Alta, Cachoeira Dourada, Caçu, Caiapônia, Caldas Novas, Campo Alegre de Goiás, Castelândia, Catalão, Cezarina, Chapadão do Céu, Corumbaíba, Cromínia, Cumari, Davinópolis, Doverlândia, Edealina, Edéia, Goiandira, Goiatuba, Gouvelândia, Inaciolândia, Indiara, Ipameri, Itajá, Itarumã, Itumbiara, Jandaia, Jataí, Joviânia, Lagoa Santa, Mairipotaba, Marzagão, Maurilândia, Mineiros, Montividiu, Morrinhos, Nova Aurora, Ouvidor, Panamá, Paranaiguara, Paraúna, Perolândia, Piracanjuba, Pires do Rio, Pontalina, Porteirão, Portelândia, Professor Jamil, Quirinópolis, Rio Quente, Rio Verde, Santa Cruz de Goiás, Santa Helena de Goiás, Santa Rita do Araguaia, Santo Antônio da Barra, São Simão, Serranópolis, Três Ranchos, Turvelândia, Urutaí, Vicentinópolis.

As autoridades recomendam que a população das áreas afetadas fique atenta aos avisos oficiais, evite áreas de risco durante as chuvas fortes e tome cuidado com a possibilidade de queda de árvores e destelhamentos devido à força dos ventos.