Incêndio atinge pavilhão da COP30 em Belém; causa é investigada
Incêndio na COP30 em Belém é controlado em 15 minutos

Incêndio em estande interrompe atividades na COP30

Um princípio de incêndio atingiu a Zona Azul da COP30 na tarde desta quinta-feira (20 de novembro de 2025), causando momentos de tensão no principal pavilhão do evento climático em Belém. As chamas começaram em um estande da Comunidade da África Oriental, mas foram controladas rapidamente pelas equipes de emergência.

Resposta rápida evita tragédia maior

De acordo com o ministro do Turismo, Celso Sabino, o fogo foi completamente dominado em apenas 15 minutos após seu início. A rápida intervenção dos brigadistas e bombeiros presentes no local garantiu que nenhuma pessoa fosse ferida durante o incidente.

O ministro informou que as investigações sobre a causa do incêndio já estão em andamento. Entre as possibilidades levantadas estão curto-circuito em equipamentos elétricos ou problemas relacionados ao carregamento de dispositivos móveis no local.

Operação retoma normalidade no evento

Apesar do susto inicial, as atividades na COP30 retornaram ao normal pouco tempo após o incidente. A organização do evento reforçou que todos os protocolos de segurança foram seguidos adequadamente e que as equipes de emergência cumpriram seu papel com eficiência.

O Corpo de Bombeiros local continua no local realizando vistorias para garantir que não há mais riscos à segurança dos participantes. A Comunidade da África Oriental, cujo estande foi afetado pelo fogo, já recebeu apoio da organização para restabelecer sua participação no evento.