Pai de influenciador abre os olhos após seis dias em estado grave por hidrocefalia em Palmas
Pai de influenciador reage após estado grave por hidrocefalia em Palmas

Pai de influenciador tem primeira reação após seis dias em estado grave em Palmas

Antonio Lisboa, conhecido carinhosamente como Seu Boinha, apresentou um sinal de melhora na manhã deste sábado (31) em Palmas, Tocantins. O paciente, que aparece constantemente nos vídeos do filho, o influenciador digital Francisco Garcia, abriu os olhos pela primeira vez desde que foi internado em estado grave há seis dias. A notícia trouxe um alívio momentâneo para a família, que acompanha com apreensão a evolução do quadro clínico complexo.

Estado clínico ainda é considerado grave e sem previsão de alta

Francisco Garcia relatou que, apesar da reanimadora reação, o pai continua em estado grave e sem previsão de alta hospitalar. "O médico disse que ele não está mais em coma induzido e tiraram a sedação dele. A expectativa dos médicos é que nos próximos dias ele consiga reagir [...] ele continua com um pedaço do crânio na barriga e eles disseram: é um passo de cada vez. É como se fosse uma escada com vários degraus e ele deu o primeiro passo", explicou o filho emocionado.

Entenda o quadro de saúde de Seu Boinha

Antonio Lisboa foi internado na segunda-feira (26) para a realização de uma cirurgia em decorrência de uma hidrocefalia, condição caracterizada pelo acúmulo excessivo de líquido no cérebro. O neurologista Leonardo Batalha esclarece que a hidrocefalia pode ser congênita ou adquirida devido a tumores, traumas ou, como neste caso, um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O tratamento padrão para hidrocefalia envolve a colocação de uma válvula para drenar o líquido. No entanto, a situação de Seu Boinha se agravou significativamente após ele sofrer um AVC isquêmico e hemorrágico. Diante das complicações, os médicos precisaram realizar uma craniectomia descompressiva de emergência.

Cirurgia de emergência e procedimento incomum

A craniectomia descompressiva é um procedimento cirúrgico crítico no qual uma parte do osso do crânio é removida para aliviar a pressão causada pelo inchaço cerebral, evitando assim danos irreversíveis ou mesmo o óbito. Uma particularidade deste procedimento é que o fragmento ósseo retirado costuma ser preservado sob a pele do abdômen do próprio paciente, sendo recolocado posteriormente em uma cirurgia de reconstrução craniana.

Médico enfatiza a importância da prevenção do AVC

O Dr. Leonardo Batalha aproveitou para reforçar a importância das medidas preventivas contra o AVC, uma doença com altas taxas de prevenção quando há controle adequado. "Pressão alta, diabetes e tabagismo são associados a um maior grupo de risco", alerta o especialista. Ele listou três pilares fundamentais para a prevenção:

  1. Manter uma rotina de exercícios físicos e alimentação saudável;
  2. Fazer acompanhamento médico regular;
  3. Não interromper o uso de medicamentos prescritos, quando necessário.

O neurologista ainda complementou: "As diretrizes recomendam o controle das doenças preexistentes. Mudanças no estilo de vida ajudam muito, mas os remédios também precisam ser usados com regularidade para reduzir os riscos".

Enquanto a família de Seu Boinha aguarda novos passos na recuperação, o caso serve como um alerta para a população sobre os cuidados com a saúde cerebral e a gravidade de condições como a hidrocefalia e o AVC.