Hospital do Piauí está entre os 100 melhores públicos do Brasil
Hospital do Piauí entre os 100 melhores públicos do Brasil

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), localizado em Parnaíba, conquistou um lugar de destaque no cenário nacional da saúde pública. A unidade foi selecionada entre os 100 melhores hospitais públicos do Brasil, conforme um levantamento inédito divulgado recentemente. Esta é a única instituição do estado do Piauí a integrar a prestigiada lista.

Um reconhecimento ao trabalho coletivo

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) em parceria com entidades de peso, como a Organização Pan-Americana da Saúde e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde. O secretário estadual da Saúde, Antonio Luiz, atribuiu a conquista aos investimentos contínuos do Governo do Estado na rede de saúde, tanto em estrutura quanto em equipamentos e serviços.

"O reconhecimento do Heda mostra os resultados desse trabalho, que vem levando mais qualidade na assistência à saúde dos piauienses", afirmou o secretário. Sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), o hospital se destacou por seus indicadores de qualidade, gestão eficiente e pelo compromisso com o atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para Wal França, diretora-geral do Heda, o resultado é fruto de um esforço coletivo. "Esse resultado reforça o compromisso diário de toda a equipe com uma assistência humanizada, segura e de qualidade à população", destacou. Já o diretor técnico, Carlos Teixeira, vê na seleção uma prova de que é possível oferecer excelência no SUS através de gestão qualificada e foco no paciente.

Rumo ao top 10 nacional

A seleção atual, no entanto, é apenas a primeira etapa. A partir da lista dos 100 finalistas, as instituições organizadoras farão um refinamento da pesquisa para escolher as 10 melhores instituições hospitalares públicas do país. O anúncio dos vencedores está previsto para maio, durante a cerimônia do Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil.

A distribuição dos hospitais na lista contempla todas as regiões do Brasil. Estados como Pará e Santa Catarina se destacam, cada um com 7% dos hospitais selecionados. O Piauí aparece com 1% da lista, representado exclusivamente pelo Heda. Dirceu Campelo, superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, reforçou a necessidade de continuar o trabalho. "Temos o reconhecimento do serviço de um dos nossos hospitais de referência e agora devemos continuar para melhorar ainda mais a qualidade dos serviços do Heda e das nossas outras unidades", declarou.

Critérios rigorosos de avaliação

O levantamento nacional estabeleceu critérios rigorosos para a seleção. Foram considerados hospitais públicos federais, estaduais ou municipais com atendimento exclusivamente pelo SUS, incluindo hospitais gerais e especializados em áreas como ortopedia, oncologia, cardiologia e maternidade.

Para participar, as instituições precisavam ter mais de 50 leitos e produção registrada no Sistema de Informações Hospitalares (SIH) entre agosto de 2024 e julho de 2025. Hospitais psiquiátricos e de longa permanência ficaram de fora da avaliação.

Entre os principais indicadores analisados estão:

  • Acreditação hospitalar
  • Taxas de ocupação e mortalidade
  • Disponibilidade de leitos de UTI
  • Tempo médio de permanência dos pacientes
  • Indicadores de eficiência, compliance e satisfação dos usuários

Renilson Rehem, médico sanitarista e idealizador do projeto, explicou o objetivo da premiação. "Buscamos reconhecer e divulgar as melhores práticas de gestão e assistência à saúde na rede pública hospitalar do país, promovendo a melhoria contínua da qualidade e da eficiência dos serviços prestados à população", concluiu.