Uma situação crítica afeta a saúde de dezenas de pessoas no litoral do Piauí. Uma clínica de hemodiálise em Parnaíba foi obrigada a suspender os atendimentos de mais de 90 pacientes nesta quarta-feira, dia 24 de dezembro. O motivo foi a interrupção no fornecimento de água, essencial para a realização dos tratamentos.
Falta de água interrompe tratamento vital
O problema no abastecimento começou na manhã de terça-feira, 23 de dezembro, e já durava mais de 24 horas quando a clínica tomou a decisão de paralisar os serviços. Em comunicado, a unidade de saúde atribuiu a responsabilidade pelo desabastecimento à concessionária Águas do Piauí.
A clínica foi enfática ao destacar a gravidade da situação. "O tratamento não pode ser adiado, pois os pacientes dependem da hemodiálise para garantir qualidade de vida", afirmou. A nota ainda acrescentou: "Foi realizado contato com a empresa e a informação é que estava regularizando gradativamente, mas o paciente não pode esperar, a diálise não pode esperar".
Concessionária culpa instabilidade elétrica e oferece carro-pipa
Em resposta, a Águas do Piauí apresentou uma versão diferente dos fatos. A empresa informou que a falta de água em Parnaíba foi causada por uma "instabilidade prolongada no fornecimento de energia elétrica", identificada durante a madrugada do dia 23.
Segundo a concessionária, as oscilações na rede elétrica comprometeram sistemas essenciais de captação, tratamento e bombeamento de água, impactando temporariamente o abastecimento em vários pontos da cidade.
A empresa afirmou que, considerando a natureza essencial dos serviços da clínica, disponibilizou imediatamente um carro-pipa com água potável, atendendo a todos os padrões de potabilidade. No entanto, conforme a nota da Águas do Piauí, a oferta foi recusada pela unidade de saúde.
Operação de contingência no litoral
Em meio ao período de maior consumo e às recorrentes oscilações elétricas, a concessionária informou que está executando a Operação Águas no Litoral. A ação preventiva envolve o uso de 12 geradores de energia que operam em pontos estratégicos, como estações de tratamento de água, nas noites dos dias 24 e 31 de dezembro.
A operação também inclui medidas para ampliar a produção de água em até 140 mil litros por hora e aumentar a capacidade de reservação em cerca de 1 milhão de litros. Além disso, há um reforço nas equipes de plantão para atuação imediata em situações de emergência.
A população pode entrar em contato com a concessionária através dos canais oficiais, que funcionam 24 horas por dia: pelo telefone 0800 223 2000 (também via WhatsApp) e pelo aplicativo Águas App.
A reportagem foi realizada por Gabriely Corrêa, estagiária sob supervisão de Ilanna Serena.