A Caixa Econômica Federal finalizou, nesta terça-feira (23 de dezembro de 2025), o pagamento da parcela de dezembro do Auxílio Gás. O benefício, no valor de R$ 110, foi depositado para os últimos grupos de beneficiários, conforme o calendário estabelecido pelo governo federal.
Quem recebeu e como funciona o benefício
Os depósitos desta última leva foram direcionados às famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que possuem Número de Inscrição Social (NIS) com final 0. O programa, que tem duração prevista até o final de 2026, está beneficiando 4,4 milhões de famílias apenas no mês de dezembro.
O Auxílio Gás é pago a cada dois meses e segue a mesma agenda de liberação do Bolsa Família. Para este ciclo, todos os pagamentos foram concluídos até o dia 23 de dezembro para o grupo com NIS final 0. A manutenção do valor integral do benefício, equivalente a 100% do preço médio do botijão de 13 kg, foi garantida após a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, no fim de 2022.
Requisitos para participação e prioridades
Não são todas as famílias cadastradas que têm direito ao auxílio. Para receber o valor, é necessário cumprir dois requisitos principais:
- Estar devidamente inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
- Ter pelo menos um membro da família que seja beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A legislação que criou o programa também estabeleceu regras de prioridade. A mulher responsável pela família tem preferência no recebimento, assim como mulheres em situação de violência doméstica.
Transição para o novo programa Gás do Povo
Em setembro de 2025, o governo federal anunciou o lançamento do programa Gás do Povo, criado para substituir gradualmente o Auxílio Gás. A principal mudança está na forma de concessão do benefício: em vez do depósito em dinheiro, as famílias credenciadas poderão retirar a recarga do botijão diretamente em revendedoras autorizadas.
A expectativa com o novo modelo é ampliar significativamente o alcance da assistência. Enquanto o Auxílio Gás atende 4,4 milhões de famílias, o Gás do Povo pretende atingir cerca de 15 milhões de lares, o que representa quase o triplo de beneficiários.
A fase inicial de distribuição do Gás do Povo começou no final de novembro, atendendo inicialmente 1 milhão de famílias em dez capitais brasileiras: Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Teresina.
É importante que os beneficiários fiquem atentos aos dias de fechamento das agências no fim de ano. As agências bancárias, os Correios e as agências do INSS não funcionarão nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. No dia 31 de dezembro, os bancos também permanecerão fechados, e no dia 24 terão horário reduzido de atendimento. Operações bancárias como TED não serão processadas nesses períodos, sendo necessário planejar antecipadamente o pagamento de contas e impostos.