Grupo Cataguá impacta 1.500 pessoas em Piracicaba com ações sociais em 2025
Cataguá transforma comunidades de Piracicaba com ação social

Em um movimento que uniu solidariedade e expertise profissional, colaboradores do Grupo Cataguá se tornaram agentes de mudança positiva em Piracicaba ao longo de 2025. A iniciativa, parte do programa institucional Somos Cataguá, beneficiou diretamente mais de 1.500 moradores de dez comunidades da cidade, promovendo desde a reforma de áreas comuns até a construção de parques infantis.

Quatro meses de transformação concreta

O projeto social demandou um cuidadoso trabalho de quatro meses, que começou com o mapeamento das necessidades de cada localidade. A execução contou com a força de 280 colaboradores voluntários da empresa, que dedicaram tempo e habilidades para colocar as melhorias em prática. As comunidades atendidas foram: Frederico, Bosques do Lenheiro, Gilda, União, Vera Cruz, Pereirinha, Renascer, Lago Negro, Novo Horizonte e Conquista.

Para ampliar o alcance e impacto, a ação estabeleceu uma parceria fundamental com o Exército de Formiguinhas de Piracicaba, uma organização pastoral que dá amparo a famílias em situação de vulnerabilidade. A sinergia entre os voluntários da empresa e a instituição foi um dos pilares para o sucesso das intervenções.

Impacto que vai além das estruturas físicas

Para Gabriella Gimenez, gerente de gestão de pessoas do Grupo Cataguá, a transformação foi mútua. "Ao transformar as comunidades, nós também somos transformados", afirma. Ela destaca que o programa vai além de um conjunto de atividades, sendo um movimento vivo dentro da empresa que estimula projetos unindo competências profissionais e pessoais para gerar impacto real.

A engenheira civil Ana Andrade, líder de um dos grupos de voluntários, compartilha a satisfação de atuar fora dos canteiros de obra tradicionais. "Através dessa proposta, a gente visitou a comunidade, enxergou a necessidade e criou um projeto lindo que foi o parquinho das crianças na comunidade Renascer", relata. A obra técnica ganhou um significado social profundo.

A líder comunitária Tamires Fernanda dos Santos testemunhou a mudança na prática. "O parquinho mudou a realidade da nossa comunidade porque nossas crianças não se juntavam em um espaço para brincar. Antes, cada uma brincava em sua casa. Agora, eles chegam da escola, se juntam, brincam, interagem", comemora, destacando o novo ponto de convivência e socialização.

Um compromisso de décadas com o social

Débora Ferraz, fundadora do Exército de Formiguinhas, enfatizou a importância da parceria e o engajamento genuíno dos colaboradores. "As equipes se envolveram, se dedicaram à causa e o resultado foi de grande impacto positivo para todos", avalia.

O diretor-presidente do Grupo Cataguá, João Evangelista de Carvalho Filho, contextualiza a ação dentro de uma trajetória de quase 40 anos. "Entendemos que existe uma obrigação, que não é uma obrigação legal, mas sim de gratidão, em proporcionar algo a mais para a sociedade", explica. Ele ressalta que o compromisso com a transformação social vem sendo estruturado de forma mais sólida na última década, justamente através do programa Somos Cataguá.

Além das ações comunitárias diretas, o Grupo Cataguá mantém seu compromisso social por outras frentes, com destaque para o incentivo ao esporte. A Corrida Turística de Piracicaba, evento permanente no calendário da prefeitura, e a Corridinha Turística são exemplos. Na edição de 2025, mais de 460 itens hospitalares, como cadeiras de banho, cadeiras de rodas e camas, foram doados ao Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp) com a renda do evento.

O propósito do Grupo Cataguá, portanto, se materializa não apenas na construção de imóveis, mas na construção de um futuro mais justo, com responsabilidade social e um olhar atento para o desenvolvimento integral das comunidades onde atua.