Cabeleireiro de Registro (SP) realiza sonho e agora atende em Paris
Cabeleireiro de Registro (SP) atende em Paris após sonho

Determinação e uma oportunidade inesperada transformaram a vida de Hiago Lopes, um jovem de 28 anos natural de Registro, no interior de São Paulo. Filho de uma empregada doméstica, ele realizou o sonho de não apenas conhecer Paris, como também de trabalhar como cabeleireiro na capital francesa, dividindo sua rotina profissional entre dois continentes.

Da infância em Registro aos primeiros passos na profissão

A paixão de Hiago pela área da beleza surgiu cedo, influenciada por uma tia materna que era cabeleireira. Aos 14 anos, com um curso presenteado pelo avô, ele precisou convencer a dona de uma escola profissionalizante a aceitá-lo, já que não tinha a idade mínima exigida. A persistência, marca de sua personalidade, falou mais alto.

Aos 16, ele já levava um babyliss para a escola para fazer o cabelo das amigas e da professora nos intervalos das aulas. O sonho de conhecer Paris sempre existiu, mas as condições financeiras da família, sustentada apenas pela mãe que criava ele e mais três irmãs, não permitiam. "Ela dava conta de tudo, vestuário, comida, mas eu queria mais coisas, meu curso, trabalhar com isso e fazer uma viagem", relembra Hiago.

O encontro casual que abriu as portas para Paris

Para realizar seu desejo, Hiago começou a trabalhar e, em 2022, finalmente conquistou uma viagem de uma semana para a "Cidade Luz". Foi durante esse passeio que um simples pedido de indicação de restaurante mudou seu destino. Ao perguntar a uma mulher na rua por um lugar para almoçar, ela não apenas indicou, como se ofereceu para acompanhá-lo.

Durante a refeição, a nova conhecida revelou ser dona de um salão de beleza em Paris. Após retornar ao Brasil e manter um contato esporádico, Hiago recebeu uma mensagem inesperada: um convite para atender no estabelecimento dela na França. Dois meses depois, ele comprou as passagens. "Foi assim, do nada. Sou uma pessoa desprendida. Quando quero uma coisa, corro atrás e faço dar certo", afirmou o cabeleireiro.

Uma carreira dividida entre dois países

A primeira experiência profissional em Paris durou um mês. De volta a Registro, um novo convite surgiu: trabalhar no salão da mulher e morar na França. Hoje, Hiago administra sua própria vida profissional de forma única. Ele é proprietário de um salão de beleza em sua cidade natal e, a cada três meses, viaja para Paris para realizar atendimentos no outro estabelecimento.

Especializado em técnicas de mechas, como loiro iluminado, além de fazer escovas e cortes, ele construiu uma clientela em ambos os países. Hiago atribui seu sucesso à persistência. "Tinha tudo para, entre aspas, não dar certo no que eu queria, pois vim de uma família humilde", comentou, feliz com a própria trajetória.

Sua história é um exemplo de como coragem, trabalho duro e estar aberto a oportunidades inesperadas podem levar a conquistas que ultrapassam fronteiras geográficas e sociais.