Chef Mancuzo coleciona mais de 400 aventais após presente inspirador de Ana Maria Braga
Um morador do interior de São Paulo transformou sua paixão pela gastronomia em uma carreira de sucesso, colecionando mais de 400 aventais ao longo de duas décadas. Carlos Henrique Mancuzo, de 47 anos, conhecido como Chef Mancuzo, reside em Presidente Prudente (SP) e compartilhou sua história inspiradora, destacando como um presente especial da apresentadora Ana Maria Braga foi crucial para sua mudança profissional.
Da rotina bancária à paixão culinária
Tudo começou em 2005, quando Carlos, então com 27 anos, trabalhava como gerente de contas em um banco de Ourinhos (SP). Na época, ele enviou um e-mail à equipe do programa "Mais Você", pedindo um avental como presente. Para sua surpresa e alegria, recebeu dois aventais, um deles autografado pela própria Ana Maria Braga.
"Esse avental veio como uma energia, como uma vontade de ser feliz. Eu não tinha ideia de que ia trabalhar com pão quando aconteceu a história do avental. É uma bênção na minha vida", descreve o chef, emocionado.
Esse presente motivou Carlos a deixar o emprego com carteira assinada e se arriscar como empreendedor. Ele abriu uma cafeteria, que fechou após dois anos, mas não desistiu. Em vez disso, investiu em cursos de chef de cozinha e, posteriormente, se formou em gastronomia, incluindo estudos no exterior.
A coleção de aventais e suas histórias
A coleção de Carlos já soma mais de 400 aventais, reunidos ao longo dos anos a partir de pedidos feitos em restaurantes que visitava. "Eu olhava o avental do garçom e achava muito legal. E, como eu já gostava de gastronomia, perguntei se eles vendiam ou se doavam", explica.
Entre todos os itens, o avental assinado por Ana Maria Braga tem um significado especial. "Na época em que eu comecei a coleção, muitas pessoas falavam: 'Você precisa ter um avental da Ana Maria para que a sua coleção esteja completa'. E, quando consegui, esse avental veio não como mais uma unidade. Ele me deu estímulo para que eu tomasse a decisão", relembra.
Raízes culinárias e carreira atual
Antes mesmo de colecionar aventais, Carlos já tinha contato com a culinária por influência de sua mãe. "Ela começou a preparar a gente [ele e o irmão] para perder o medo do fogão. Então, ela deixava dentro da geladeira um potinho com o arroz já refogado e na tampa estava escrita a receita", conta.
"Esse amor pela gastronomia a gente sempre teve e esse gostar de cozinhar fazia parte da nossa vida", acrescenta.
Hoje, com 20 anos de atuação na área, Carlos trabalha como professor universitário em Presidente Prudente, além de atuar como consultor e youtuber. Nas redes sociais, ele acumula mais de 86 mil seguidores no Instagram e quase 200 mil no canal do YouTube.
Mensagem de incentivo e gratidão
Carlos incentiva outras pessoas a seguirem seus sonhos: "Eu estimulo cada pessoa que está pensando em fazer essa transição, está pensando em ser feliz com outra profissão, outra situação, eu assino embaixo e dou a minha motivação para que essa pessoa se realize também. Eu não tenho dúvida de que faço o que eu amo".
Ele expressa gratidão por sua trajetória: "O maior sentimento é a gratidão, só tenho que agradecer a Deus, a toda a equipe do 'Mais Você', que na época me atendeu super bem, à Ana Maria Braga por essa energia que ela compartilha com todo mundo".
A história de Chef Mancuzo é um exemplo de como um pequeno gesto pode inspirar grandes mudanças, transformando uma coleção de aventais em uma carreira próspera e apaixonante na gastronomia.